As interpretações, as tradições, as doutrinas
e as teologias chamadas cristãs
e todas as religiões, criadas
e estabelecidas pelo homem,
estão na sua grande maioria em contradição
com a verdade eterna
do único DEUS Todo-poderoso
Jejum
De acordo com a Palavra de DEUS somente três pessoas jejuaram 40 dias e 40 noites
–Moisés em Êxodus 24:18 e Deuteronómio 9:9 e 9:18
–Elias em 1ª Reis 19:8
–Yeshua em Mateus 4:1-2
Este modelo de Jejum ou outros jejuns prolongados só devem ser feitos com a confirmação de DEUS.
É muito importante ter a certeza que é da vontade de DEUS fazer um jejum prolongado.
2ª Crónicas 20:3 – Jejum colectivo - “Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.”
Esdras 8:21 – Humilhar-se perante DEUS - “Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.”
Neemias 9:1 – Arrependimento - “E, no dia vinte e quatro deste mês, ajuntaram-se os filhos de Israel com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si.”
Jonas 3:5 – Arrependimento e Jejum colectivo – “E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.”
Ester 4:3 – Contra uma ameaça – “E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza.”
Salmo 69:10 – Castigar a minha alma com jejum – “Quando chorei, e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.”
Isaías 58 – O Falso e o verdadeiro jejum
Daniel 6:18 – O Rei jejuou por Daniel - “Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.”
Daniel 9:3 – Confessar os pecados do povo (clamar) - “E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.”
Joel 1:14 – Clamar ao Senhor – Jejum colectivo – “Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.”
Mateus 6:16-18 “16) E quando jejuares não mostres uma cara triste, como os fingidos, pois mudam a aparência dos seus rostos, para mostrarem a toda a gente que jejuam. Na verdade já receberam a sua recompensa. 17) Porém quando jejuares unge a tua cabeça e lava a cara. 18) Para que ninguém note que jejuas, mas apenas o teu Pai em segredo. E o teu pai que vê em segredo te recompensará.” (a autoria desta tradução pertencem exclusivamente ao ESPÍRITO SANTO de DEUS)
Mateus 17:21 e Marcos 9:29 – Expulsão de demónios - “Mas esta casta de demónios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.”
Actos 10:30 – Cornélio Jejuou quatro dias – “E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.”
1ª Coríntios 7:5 – Não vos priveis um do outro senão para o jejum e a oração. “Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”
2ª Coríntios 11:27 – Paulo jejuava – “Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.”
Existem três tipos de jejuns principais
-Jejum individual.
-Jejum colectivo
-Jejum unânime de arrependimento de uma cidade ou de uma nação.
De acordo com Mateus 6:16-18, quando jejuamos devemos fazê-lo de maneira que ninguém o note.
O Jejum é um acto muito pessoal que só diz respeito a nós e a DEUS.
Quando se faz um jejum individual só DEUS deve ter conhecimento. Não deveríamos informar nem o nosso melhor amigo.
Quando se faz um jejum colectivo, só aqueles/as que participarem e DEUS, devem ter conhecimento desse jejum e devemos proceder de maneira que ninguém note que jejuamos.
É sábio que haja um compromisso ou um acordo entre todos/as para que ninguém conte a alguém de que jejuam.
A única excepção será "o Jejum unânime de arrependimento", dado que toda gente o saberá e o fará, como aconteceu em Níníve e que acontecerá também em Israel.
Como resultado disso, "todo o Israel será salvo" como prediz Paulo em Romanos 11:26: "E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades."
O Jejum deverá ter como objectivo principal o de nos aproximarmos mais de DEUS e como objectivos secundários:
-Arrependimento.
-Clamar ao Senhor.
-Humilhar-se perante DEUS.
-Contra uma ameaça.
-Castigar a nossa alma.
-Clamar por uma pessoa.
-Clamar por um povo
-Clamar por uma nação, uma cidade, um local, etc. confessando os nossos pecados juntamente com os pecados desse povo
-Preparação para uma libertação de demónios.
-Libertaö'ao de demónios.
O Jejum pode ter uma duração de semanas, dias ou horas.
-É bom ter em conta 1ª Coríntios 7:5.
O Jejum não deve ser usado como um meio para pressionar o nosso DEUS.
Nunca deveríamos jejuar orando da seguinte maneira: Senhor, “se me fizeres o que eu te peço prometo fazer isto” ou “eu faço isto para que tu me faças isto” ou “eu te ofereço tanto para que me abençoes”.
Estas maneiras de orar e jejuar podem ser ineficientes e até contraproducentes.
O jejum é uma maneira que DEUS pôs ao nosso dispor para nos aproximarmos mais DELE nosso Senhor.
A oração, o louvor e a adoração deverão ser uma constante durante o jejum.
Jerusalém
Esta cidade antes de ser chamada Jerusalém tinha ao nome de Salém e tinha como rei Melquisedeque, sacerdote do Altíssimo e Rei da paz.
Génesis 14:18 “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. Hebreus 7:1-2 “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;”
Jerusalém na V.A. - Velha Aliança
-Mencionada pela primeira vez em Josué 10:1 “E sucedeu que, ouvindo Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, que Josué tomara a Ai, e a tinha destruído totalmente, e fizera a Ai, e ao seu rei, como tinha feito a Jericó e ao seu rei, e que os moradores de Gibeom fizeram paz com os israelitas, e estavam no meio deles,”
-Cidade de David, 2ª Samuel 5:6-7 “E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.”
-A cidade que escolhi para pôr ali o Meu Nome, 1ª Reis 11:32 e 36 “32. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel. 36. E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.”
-Escolhi Jerusalém para que ali estivesse o Meu Nome, 2ª Crónicas 6:6 “Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi a Davi, para que estivesse sobre o meu povo Israel.”
-Em Jerusalém estará o Meu Nome eternamente, 2ª Crónicas 33:4 “E edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha falado: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente.”
-Santa cidade, Neemias 11:1 “E os líderes do povo habitaram em Jerusalém, porém o restante do povo lançou sortes, para tirar um de dez, que habitasse na santa cidade de Jerusalém, e as nove partes nas outras cidades.”
-Cidade santa, Isaías 52:1 “Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.”
-Trono do Senhor, Jeremias 3:17 “Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do SENHOR, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno.”
-Cidade chamada pelo Teu Nome, Daniel 9:18 “Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.”
-Cidade da Verdade, Zacarias 8:3 “Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do SENHOR dos Exércitos, o monte santo.”
Jerusalém na N.A. - Nova Aliança
-Cidade do grande Rei, Mateus 5:35 “Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;”
-Jerusalém cercada, Lucas 21:20 e 24 “20. Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. 24. E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.”
Jerusalém é mencionada em toda a Bíblia 767X
Na V.A. – Velha Aliança 625X
Na N.A. – Nova Aliança 142X
A palavra Capital não se encontra na Bíblia
JONAS E A BALEIA
A BALEIA NÃO VOMITOU JONAS NA PRAIA DE NÍNIVE
Muitos afirmam que a baleia que engoliu Jonas vomitou-o “na praia de Nínive”.
Dizem também que o povo de Nínive contemplou este espetáculo insólito e, como adoravam ao deus-peixe, imediatamente aceitaram a mensagem de Jonas.
Trata-se de uma nova doutrina para desacreditar a Palavra de DEUS.
Ao ler a própria narrativa bíblica, vai descobrir que tais afirmações não têm qualquer fundamento, por causa dos factos simples que passaremos a expor.
Jonas estava no ventre de uma baleia (e era mesmo uma baleia) no Mar Mediterrâneo, chamado pelos povos da antiguidade bíblica de “Mar Grande”.
Nínive encontrava-se muitos quilómetros para o interior da Assíria, às margens do rio Tigre, o qual (observe num mapa) não tem qualquer comunicação com o mar no qual Jonas e a baleia estavam.
Logo a seguir a Jonas ter sido vomitado na praia, Deus falou novamente com ele e afirmou o que só podia ser falado a alguém que tivesse de caminhar uma longa distância, o que realmente aconteceu.
Veja os textos.
Jonas 3:1-3 “E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive (e quem vai é porque ainda não está nesse lugar), e prega contra ela a mensagem que eu te digo. E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.”
Juízo final
João 5:22 “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;”
Actos 10:42 “E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.”
Revelação 20:11-15 “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, pequenos e grandes, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”
1ª Pedro 4:5 “Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.”
Quem virá a estar presente no tribunal
do Filho do homem, o “MESSIAS ou UNGIDO”?
Por quem começará o julgamento?
Quem já está condenado?
Quem será condenado?
Quem julga no último dia?
Qual os destino final dos que crêem e dos que não crêem
ou das ovelhas e dos bodes?
Todas as respostas a estas perguntas e a outras, encontram-se na Palavra de DEUS.
É escusado tentar procurar uma interpretação mais conveniente, pois toda a Palavra de DEUS é muito clara e não necessita de qualquer interpretação.
A palavra de DEUS esclarece-se a si própria.
2ª Timóteo 4:2 "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, corrijas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores (mestres ou professores) conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."
Persista na leitura e continue a estudar a Palavra de DEUS e a única verdade eterna, lhe será revelada e se tornará uma realidade em todos os dias das sua vida.
Mateus 25:31-46 “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me deste s de beber; Sendo estrangeiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
João 3:18 “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus.”
João 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
João 12:48 “Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.”
Romanos 8:1 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 14:10 "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo."
1ª Pedro 4:17 “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?”