O CAMINHO DA VIDA
LIVETSVÄG
THE WAY OF LIFE
EL CAMIÑO DE LA VIDA
As interpretações, as tradições,
as doutrinas estabelecidas,
as teologias chamadas cristãs,
e todas as religiões
criadas e estabelecidas pelo homem,
estão na sua grande maioria
em contradição
com a Única Verdade Eterna
do único DEUS Todo-poderoso
Índice
-A História da Cruz
-Dado que Yeshua foi sacrificado num madeiro e não numa cruz pergunta-se se foi pregado
ou pendurado no madeiro?
-Cruz
-Estaca
-Madeiro
-A cruz antes da crucificação de YESHUA
-O que significa tomar a cruz
-Depois da crucificação e da ressurreição
-Cruz - cricifica - crucificai -crucificados
-Não consigo entender a obsessão da maioria dos crentes em ensinar, pregar e cantar
exaltando a cruz
-Inimigos da cruz
A História da Cruz
Introdução
A Trindade é a doutrina central da religião cristã e a cruz é seu símbolo mundial.
A cruz e a Trindade têm quatro características surpreendentes em comum, quase inacreditáveis.
A Igreja e o Mundo Moderno
Na igreja chamada cristã e no mundo moderno secular, a cruz está surpreendentemente sempre presente.
Existem cruzes em muitas formas e tamanhos, de menos de 1 cm de comprimento em colares femininos até cerca de 60 metros em várias cidades do mundo. Cruzes gregas, cruzes romanas, cruzes celtas, cruzes de Malta e cruzes de Santo André com formas diferentes.
Em muitas igrejas, o clero e o povo crente fazem o sinal da cruz. Eles se curvam diante da cruz quando entram no local das suas reuniões. Os bebés são baptizados com o sinal da cruz feito nas suas testas.
Muitas igrejas são construídas em forma de cruz e adornadas com cruzes por dentro e por fora.
Nos países católicos romanos e marianos, as cruzes e os crucifixos (cruz com YESHUA pregado nesta) são visíveis em todos os lugares e nas festas da igreja são frequentemente celebradas procissões carregando grandes cruzes.
28 países têm cruzes em suas bandeiras. A bandeira do Reino Unido tem três cruzes - St Andrews Cross, St George’s Cross e St Patrick’s Cross - na sua bandeira.
Alguns atletas usam cruzes para lhes dar sorte e as pessoas supersticiosas acreditam que as cruzes as protegem do mal.
Cada cemitério no mundo ocidental têm uma quantidade enorme de cruzes.
A cruz é tão proeminente na igreja que esperaríamos encontrar a mesma proeminência dada a ela na Nova Aliança. Vamos consultar a Bíblia.
A Bíblia
Quando lemos a Nova Aliança, encontramos duas questões principais.
1ª - a ausência da palavra Cruz
A palavra portuguesa “cruz” aparece cerca de 30 vezes na Nova Aliança na maioria das Bíblias. E no grego original? Surpreendentemente, acredite ou não, isso não acontece uma única vez!
O substantivo português “cruz” é uma tradução errada do substantivo grego σταυρος (stauros), que na verdade significa uma estaca, vertical sem barra transversal. O verbo em português “crucificar” é uma tradução errada do verbo grego σταυροω (stauroo), que obviamente tem origem em σταυρος e significa “empaular numa estaca ou pregar numa estaca”.
A verdade simples é que YESHUA não foi crucificado numa cruz, mas pregado numa estaca.
Em João 3:14, YESHUA predisse a maneira de sua morte: “E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado.” E como levantou Moisés a serpente no deserto? Podemos descobrir em Números 21:8,9, “E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste…”; Moisés não colocou a serpente numa cruz, mas num poste ou estaca.
Pedro escreveu: “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro…” 1ª Pedro 2:24.
Por último, devo acrescentar que na Nova Aliança, as palavras σταυρος e σταυροω (normalmente traduzidas como cruz e crucificar) ocorrem apenas nos escritos de Paulo (aparte, é claro, das Boas Novas e do livro de Actos, e σταυρος uma vez em hebraico e σταυροω uma vez em Revelação (Apocalipse?)). Pedro, Jacob (+ conhecido erradamente por Tiago), João ou Judas jamais mencionam qualquer uma dessas palavras em seus escritos.
Por que não, se a cruz é tão importante para o chamado Cristianismo?
2ª - a ausência do símbolo da Cruz
O Nova Aliança não contém absolutamente nenhum registo da cruz sendo usada como um símbolo.
Muito simplesmente, a igreja da Nova Aliança não tinha imagens ou ícones, incluindo cruzes. Ninguém precisava deles ou os queria. A fé em YESHUA era insubstituível. O resto veio depois.
O 2º Mandamento diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” Êxodo 20:4. A cruz é uma imagem esculpida de madeira na qual a maioria das pessoas acredita que YESHUA morreu.
Devemos retornar à serpente de fogo que Moisés colocou em uma haste. Lemos em 2ª Reis 18:4, quase 1000 anos depois, que “Ele (o rei Ezequias) tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.”
Como se atreveu a destruir um objeto tão sagrado e tão antigo? Um incrível acto de bravura!
A origem do símbolo da cruz não estava na Nova Aliança, mas muito antes, como veremos agora.
A Origem do Símbolo da Cruz
De acordo com o World Atlas “Um vasto grupo de evidências mostram que a cruz foi usada séculos antes do nascimento do chamado cristianismo. Acredita-se que a cruz teve orígem nos antigos babilónios antes de se espalhar para outras partes do mundo, como Síria, Egipto, Grécia, Roma, Índia e México.”
Em outras palavras, a cruz é simplesmente um símbolo pagão. Sua origem, como símbolo, não estava na morte de YESHUA, mas muito antes em muitas religiões antigas e diferentes.
Na religião babilónica, a cruz se relacionava com o deus Tamuz, mencionado por Ezequiel: “E levou-me à entrada da porta da casa do Senhor, que está do lado norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando a Tamuz.” Ezequiel 8:14. A primeira letra de Tammuz era a letra T babilónica ou ✞, exatamente a mesma forma da cruz “cristã” tradicional. Este sinal (✞) foi marcado no baptismo nas testas daqueles que eram iniciados nos mistérios da Babilónia, exactamente da mesma maneira que é feito nos bebés nas cerimónias cristãs tradicionais.
Na antiga religião egípcia, a cruz era o símbolo Ankh como uma letra T com um círculo acima (☥). Representava a vida eterna.
No hinduísmo, a cruz tinha a forma de uma suástica (卐), que, é claro, Hitler adoptou como um símbolo da raça ariana, da qual afirmava que os alemães eram descendentes.
Muitos sites fornecem muitos detalhes sobre cruzes em religiões antigas.
Adoção do Símbolo da Cruz pela Igreja
Quando a igreja adoptou a cruz como seu símbolo exclusivo?
O uso da cruz como símbolo entre os chamados cristãos parece ter começado no segundo ou terceiro século depois de Cristo. No entanto, não se espalhou até a época do imperador Constantino.
Em 312 DC, o general romano Constantino proclamou-se imperador e marchou com seu exército contra o imperador existente, Maxentius, em Roma. Eles se encontraram e lutaram na batalha da Ponte Milvian nos arredores de Roma.
Segundo a lenda, Constantino e seu exército viram uma cruz de luz no céu acima do sol com as palavras, “in hoc signo vince” - “com este signo vence”. Ele enviou seus soldados para a batalha com a cruz pintada nos seus escudos. Eles mataram Maxêncio e derrotaram seu exército, cortaram sua cabeça e levaram-na para Roma cravada numa lança. Constantino então se tornou o novo imperador romano.
Séculos mais tarde, os cruzados foram à guerra da mesma maneira, com grandes cruzes vermelhas pintadas em suas túnicas para reconquistar a Terra Santa aos infiéis. Eles massacraram todos os judeus que encontraram em seu caminho.
A conversão de Constantino foi através da visão de uma cruz; a conversão de Saul de Tarso foi através de um encontro com YESHUA. Constantino tornou-se imperador romano. Paulo passou o resto de sua vida pregando e ensinando sobre YESHUA por todo o império romano; Constantino continuou suas conquistas militares e começou a trazer o paganismo e as práticas pagãs para a chamada igreja cristã.
Constantino decidiu que o Cristianismo deveria se tornar a religião de todo o Império Romano, mas ele resolveu modificá-lo da maneira que desejava. Antes de sua conversão, ele adorava o deus sol e continuou esta prática como anteriormente. Ele transformou o dia 25 de dezembro, originalmente a Festa do Sol Invicto, no nascimento de YESHUA ou Natal. Ele odiava os judeus e tudo o que era judeu, por isso substituiu a Páscoa pela Páscoa pagã. Os templos pagãos tornaram-se em igrejas chamadas cristãs.
O pior ainda estava para vir. Nos séculos seguintes, a igreja cresceu em poder político até dominar a Europa. Com o passar do tempo, começou a torturar e matar todos os que se opunham a ela. Isso incluía verdadeiros seguidores de YESHUA e judeus.
Muitas vezes aceitamos coisas que vimos e aprendemos desde a infância, sem ver como são estranhas. A maioria de nós está tão familiarizada com a cruz que não vemos como ela pode ser um símbolo peculiar para a chamada religião cristã.
O único símbolo genuíno da fé em YESHUA é a vida transformada de seus verdadeiros seguidores.
Conclusão
Permitam-me repetir os seguintes quatro pontos sobre a doutrina da Trindade e o símbolo da cruz.
As mesmas coisas são verdadeiras sobre o Natal, a Páscoa, os edifícios da igreja, as hierarquias eclesiásticas, as vestes eclesiásticas e muito mais. Todas essas coisas vieram da Babilónia e de outras religiões da antiguidade. Todas essas são características de uma igreja apóstata.
Surpreendentemente, mais uma vez, muito disso foi previsto na Nova Aliança.
Pedro em 2ª Pedro 2:1 “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores (mestres), que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.”
Paulo em 2ª Coríntios 11:13 “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.”
João em 1ª João 4:1 “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”
Judas em Judas 4 “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.”
Todos previram que falsos profetas apareceriam no povo de Deus. Todos eles previram uma futura igreja apóstata. O próprio YESHUA previu um enorme engano:
Mateus 24:24 “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”.
A predição mais clara da igreja apóstata foi dada a João no exílio na ilha de Patmos. Ele viu a igreja como um reavivamento da antiga Babilónia. Sua visão principal aparece em:
Revelação 17:1-6 “E Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlate, que estava cheia de nomes de blasfémia, e tinha sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlate, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundície da sua fornicação;
As palavras finais desta passagem são, “E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilónia, a mãe das prostituições e abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.”
Em Revelação 17:5-6 João estava espantado. Ele não conseguia acreditar no que estava vendo. Os simples seguidores de YESHUA que ele conhecera foram sequestrados por uma enorme organização humana que torturou e assassinou os verdadeiros seguidores de YESHUA e fez tudo isso no nome de YESHUA.
As palavras finais de João sobre a Babilónia foram: “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.” Revelação18:4,5.
Dado que Yeshua foi sacrificado num madeiro e não numa cruz
pergunta-se se foi pregado ou pendurado no madeiro?
Mateus 26:2 "Bem sabeis que daqui a dois dias é a Páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser (crucificado?) executado."
Mateus 27:22 "Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja (crucificado?) executado."
Mateus 27:23 "O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja (crucificado?) pregado no madeiro."
Mateus 27:26 "Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser (crucificado?) executado."
Mateus 27:31 "E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser (crucificado?) executado."
Mateus 27:35 "E, havendo-o (crucificado?) executado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes."
Mateus 28:5" Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi (crucificado?) empalado."
Marcos 15:15"Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser (crucificado?) executado."
Marcos 15:24"E, havendo-o (crucificado?) executado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes, para saber o que cada um levaria."
Marcos 16:6"Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi (crucificado?) executado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram."
Lucas 23:23"Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse (crucificado?) executado. E os seus gritos, e os dos principais sacerdotes, prevaleciam."
Lucas 24:7"Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja (crucificado?) executado, e ao terceiro dia ressuscite."
João 19:16"Então, consequentemente entregou-lho, para que fosse (crucificado?) executado. E tomaram a Jesus, e o levaram."
João 19:20"E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava (crucificado?) executado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim."
João 19:23"Tendo, pois, os soldados (crucificado?) executado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura."
João 19:32"Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora (crucificado?) executado;"
João 19:41"E havia um jardim naquele lugar onde fora (crucificado?) executado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto."
Romanos 6:6"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele (crucificado?) executado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado."
1ª Coríntios 1:13"Está Cristo dividido? Foi Paulo (crucificado?) executado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?"
1ª Coríntios 1:23"Mas nós pregamos a Cristo (crucificado?) executado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos."
1ª Coríntios 2:2"Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este (crucificado ?) pregado no madeiro."
2ª Coríntios 13:4"Porque, ainda que foi (crucificado?) executado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós."
Gálatas 2:20"Já estou (crucificado?) executado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
Gálatas 3:1"Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, (crucificado?) executado, entre vós?"
Gálatas 6:14"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na (cruz?) madeiro de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está (crucificado?) executado para mim e eu para o mundo."
Revelação 11:8"E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi (crucificado?) pregado no madeiro."
Suspenso num madeiro ou pendurado num madeiro?
Deuteronómio 21:22-23 "Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado émaldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança."
Actos 5:30"O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro."
Actos 10:39"E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judeia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro."
Actos 13:29"E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;"
Gálatas 3:13"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;"
1ª Pedro 2:24"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."
Ou pregado num madeiro?
Salmo 22:16“Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, trespassaram-me as mãos e os pés.”
João 20:20“E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.”
João 20:25-27“Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.”
Até a Velha Aliança fala em "pendurar num madeiro" e "trespassaram-me" as mãos e os pés.
Portanto, depois de toda a Palavra de DEUS aqui apresentada chegámos naturalmente à conclusão de qual a maneira que YESHUA foi executado:
YESHUA foi executado num madeiro,
suspenso e pregado pelas mãos
e apoiado pelos pés pregados
Cruz 29X N.A.
Evangelhos 18X
Mateus 5X (10:38) – (16:24) – 27:32, 40, 42 - Marcos 6X (8:34) – (10:21) – 15:21, 30, 32, 46 - Lucas 3X (9:23) – (14:27) – 23:26 - João 4X 19:17, 19, 25, 31
Paulo 10X
1ª Coríntios 2X 1:17, 18 - Gálatas 3X 5:11, 6:12, 14 - Efésios 1X 2:16 - Filipenses 2X 2:8, 3:18 - Colossenses 2X 1:20, 2:14
Hebreus 1X 12:2
Crucifica-o 8X - Marcos 2X 15:13, 14 Lucas 2X 23:21 João 4X 19:6, 15
Ser crucificado 26X Mateus 7X 26:2, 27:22, 23, 26, 31, 35, 28:5 Marcos 3X 15:15, 24, 16:6 Lucas 2X 23:23, 24:7 João 5X 19:16, 20, 23, 32, 41
Romanos 1X 6:6 } 1ª Coríntios 3X 1:13, 23, 2:2 } 2ª Coríntios 1X 13:4 } Gálatas 3X 2:20, 3:1 } Revelação 1X 11:8 - 8X Paulo
De novo crucificam Hebreus 1X 6:6
Poder para crucificar João 2X 19:10, 15
Crucificaram-No 6X Marcos 2X 15:25, 27 Lucas 2X 23:33, 24:20 João 1X 19:18 Gálatas 1X 5:24
Crucificareis Mateus 1X 23:34
Crucificarem Marcos 1X 15:20
Crucificariam 1ª Coríntios 1X 2:8
Crucificastes 3X Actos 3X 2:23, 36, 4:10 - Paulo
Crucifiquem Mateus 1X 20:19
(Nossa †) - † Messias
Ref. à cruz no V.A.
Deut. 21:22, 23 (Madeiro) Josué 8:29 (Madeiro) Esdras 6:11 (Madeiro)
Estaca
Não consta da Bíblia.
Madeiro
Actos 5:30 “O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.”
Actos 10:39 “E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.
Actos 13:29 “E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;”
Gálatas 3:13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;”
1ª Pedro 2:24 “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.”
Cruz
Mateus 27:32 “E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.”
Mateus 27:40 “E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.”
Mateus 27:42 “Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele.”
Marcos 15:21 “E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.”
Marcos 15:30 “Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz.”
Marcos 15:32 “O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.”
Marcos 15:46 “O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro.”
Lucas 23:26 “E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.”
João 19:17 “E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,”
João 19:19 “E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: jesus nazareno, o rei dos judeus.”
João 19:25 “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.”
João 19:31 “Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.”
1ª Coríntios 1:17 “Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.”
1ª Coríntios 1:18 “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”
Gálatas 5:11 “Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado.”
Gálatas 6:12 “Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.”
Gálatas 6:14 “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.”
Efésios 2:16 “E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.”
Filipenses 2:8 “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”
Filipenses 3:18 “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,”
Colossenses 1:20 “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.”
Hebreus 12:2 “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.”
A Cruz
Antes da crucificaçãode YESHUA
Mateus 10:38 "E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim".
Mateus 16:24 "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me";
Marcos 8:34 "E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me".
Marcos 10:21 "E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me".
Lucas 9:23 "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me".
Lucas 14:27 "E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo".
O que significa tomar a sua cruz?
Mateus 5:10-11 "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa".
Mateus 10:22 "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo".
Mateus 24:9-11 "Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos".
Lucas 21:17 "E de todos sereis odiados por causa do meu nome".
João 15:20-21 "Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou".
Depois da crucificação e da ressurreição
Actos 2:23 “Ao qual Deus ressuscitou, desfazendo as dores da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;”
Actos 2:36 “Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Actos 4:10 “Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.”
Romanos 6:6 "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado".
1ª Coríntios 1:17 "Porque Cristo enviou-me, não para baptizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã".
1ª Coríntios 1:18 "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus".
Gálatas 2:20 "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim".
Gálatas 5:11 "Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado".
Gálatas 5:24 "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências".
Gálatas 6:12 "Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo".
Gálatas 6:14 "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo".
Efésios 2:16 "E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades".
Filipenses 3:18 "Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo",
Colossenses 1:20 "E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus".
Colossenses 2:14 "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz".
Hebreus 12:2 "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus".
Cruz – Crucifica – Crucificai - Crucificado/s (75X)
Mateus 10:38 “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”
Mateus 16:24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”
Mateus 26:2 “Bem sabeis que daqui a dois dias é a Páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado.”
Mateus 27:22 “Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.”
Mateus 27:23 “O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.” Mateus 27:26 “Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.” Mateus 27:31 “E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.”
Mateus 27:32 “E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.”
Mateus 27:35 “E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.”
Mateus 27:38 “E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.”
Mateus 27:40 “E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.”
Mateus 27:42 “Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele.”
Mateus 27:44 “E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados.” Mateus 28:5 “Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.”
Marcos 8:34 “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.”
Marcos 10:21 “E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.”
Marcos 15:13 “E eles tornaram a clamar: Crucifica-o.”
Marcos 15:15 “Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado.”
Marcos 15:21 “E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.”
Marcos 15:24 “E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes, para saber o que cada um levaria.”
Marcos 15:30 “Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz.”
Marcos 15:32 “O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.”
Marcos 15:46 “O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro.”
Marcos 16:6 “Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.”
Lucas 9:23 “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”
Lucas 14:27 “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.”
Lucas 23:21 “Mas Pilatos lhes disse: Mas que mal fez? E eles cada vez clamavam mais: Crucifica-o.”
Lucas 23:23 “Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E os seus gritos, e os dos principais dos sacerdotes, prevaleciam.”
Lucas 23:26 “E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.”
Lucas 24:7 “Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.”
João 19:6 “Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele.”
João 19:10 “Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?”
João 19:15 “Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei-de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.”
João 19:16 “Então, consequentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram.” João 19:17 “E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,”
João 19:19 “E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: Jesus nazareno, o rei dos judeus.”
João 19:20 “E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.”
João 19:23 “Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura.”
João 19:25 “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.”
João 19:31 “Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.”
João 19:32 “Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;”
João 19:41 “E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.” Romanos 6:6 “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.”
1ª Coríntios 1:13 “Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós baptizados em nome de Paulo?”
1ª Coríntios 1:17 “Porque Cristo enviou-me, não para baptizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.”
1ª Coríntios 1:18 “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”
1ª Coríntios 1:23 “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.”
1ª Coríntios 2:2 “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.”
2ª Coríntios 13:4 “Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós.”
Gálatas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Gálatas 3:1 “Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?”
Gálatas 5:11 “Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado.”
Gálatas 6:12 “Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.”
Gálatas 6:14 “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.”
Efésios 2:16 “E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.”
Filipenses 2:8 “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”
Filipenses 3:18 “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,”
Colossenses 1:20 “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.”
Colossenses 2:14 “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”
Hebreus 12:2 “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.”
Revelação 11:8 “E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egipto, onde o nosso Senhor também foi crucificado.” Ref. À cruz de CRISTO no V.A. Deut. 21:22, 23 (Madeiro) Josué 8:29 (Madeiro) Esdras 6:11 (Madeiro)
Não consigo entender
a obsessão da maioria dos crentes
em ensinar, pregar e cantar exaltando a cruz.
De acordo com o que eu leio no que está escrito nas Escrituras e especialmente na AA (Antiga Aliança), sempre que se sacrificava um animal erguia-se em primeiro lugar um altar. Ora, era necessário um altar para o sacrifício perfeito de YESHUA. DEUS resolveu que a cruz (ou o madeiro?*) seria o altar onde se consumiria o sacrifício do Seu FILHO Unigénito.
Portanto a cruz foi importante enquanto YESHUA esteve nela. Mas logo que ELE foi dela retirado, deixou de ter algum significado. Tornou-se somente um pedaço de madeira que desapareceu completamente. Mas YESHUA foi ressuscitado e está sentado à direita de DEUS Todo-Poderoso intercedendo por nós. Romanos 8:34.
Então, onde está o poder da cruz tão ensinado, pregado e até cantado com tanta frequência?
A cruz não salva, não cura nem liberta. E não foi pelo poder da cruz que YESHUA foi ressuscitado dos mortos.
Romanos 8:11
"E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita."
De acordo com a revelação de DEUS dada através de visão, cada vez que fixamos os nossos olhos na cruz ou noutra coisa qualquer, deixamos de fixar os olhos em YESHUA. A cruz é usada pelo inimigo para nos distrair para desviar os nossos olhos de YESHUA. Não será isto idolatria? Sim, de acordo com 1ª de Coríntios 1:17 "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." Mas mesmo que eu venha a ser considerado um "inimigo da cruz", como diz Paulo em Filipenses 3.18 "Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo," a cruz não tem qualquer significado, mas sim a palavra que conta o sacrifício de YESHUA. Portanto, é a mensagem do sacrifício de YESHUA que tem poder.
*Na A.A. menciona-se a palavra madeiro por quatro vezes e cinco vezes no N.A em vez da palavra de cruz.
Os inimigos da cruz
Os inimigos da cruz
Filipenses 3:18 "Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,"
Onde está a cruz?
Desapareceu completamente. Deixou de existir. Porque razão continuam em insistir em manter a cruz “viva” como um símbolo de idolatria e como se esta tivesse algum poder? Três dias após a crucificação e do desaparecimento natural da cruz, YESHUA ressuscitou dos mortos e não foi pelo chamado “poder” da cruz, mas sim pelo pelo poder do ESPÍRITO SANTO, que foi levantado dos mortos.
Acho que Paulo foi longe demais ao considerar, aqueles que não veneram a cruz e negam que esta tenha algum poder, “como inimigos da cruz”. Foi um choro sem motivo, porque os chamados “inimigos da cruz”, amavam e amam, acima de tudo, a verdade
Quando Paulo escreveu as suas cartas entre os anos 48 e 67 D.C., ainda não tinha ao seu dispor cópias da N.A. Nova Aliança, pois esta foi escrita entre os anos 45 e 95 D.C.. Nem tão pouco cópias dos 4 Evangelhos estavam ao seu dispor na altura, pois foram escritos também entre os anos 45 e 90 D.C. .
Paulo como fariseu era pleno conhecedor da V.A. – Velha Aliança (de acordo com Hebresu 8:13), mas pouco ou nada conhecia da N.A. – Nova Aliança e muito menos os 4 Evangelhos.
Ao acusar-nos de “inimigos da cruz” ele não estava em condições de ter em conta o que YESHUA dissera em Mateus, porque provavelmente desconhecia. No entanto, Pedro o Apóstolo, que caminhou com YESHUA, podia lhe ter contado muita coisa acerca dELE. Além disso Marcos, que foi companheiro de Paulo e escreveu o seu Evangelho orientado pelo Apóstolo Pedro, poderia ter-lhe também contado acerca de YESHUA.
Mateus 12:31-32 “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfémia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.”, em Marcos 3:28-30 “Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfémias, com que blasfemarem; Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas é culpado do eterno juízo (Porque diziam: Tem espírito imundo).” E em Lucas 12:8-10 “E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.”
Nestes versículos, YESHUA não menciona uma única vez a cruz e afirma que o único pecado que não tem perdão é a blasfémia contra o ESPÍRITO SANTO.
Com que autoridade Paulo me acusa a mim e a muitos crentes, de “inimigos da cruz” quando o próprio YESHUA não o faz?
Já estou cansado deste versículo, onde Paulo me condena, apontando-me o dedo através dos imensos pregadores ou falsos mestres que acreditam no poder da cruz.
Será que Filipenses 3:18 foi mal traduzido ou foi um dos muitos "pontos difíceis de entender" de acordo com o que Pedro escreveu? 2ª Pedro 3:15-16 "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Seguidamente apresento três traduções diferentes, para que o leitor possa comparar as mesmas e possa desenvolver a sua capacidade de concluir Biblicamente e com a orientação do ESPÍRITO SANTO, qual das traduções é a verdadeira. Só o ESPÍRITO da verdade nos pode ajudar a dar-nos o discernimento necessário para concluir correctamente.
Filipenses 3:18-19
Tradução de Ferreira de Almeida Edição Corrigida e Revisada, Fiel
“Porque muitos há, dos quais muitas vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas."
Traduzido para o português da Bíblia King James em inglês
"Porque muitos caminham como inimigos da cruz de cristo dos quais muitas vezes vos falei e agora chorando o digo, que o fim dos deles é a destruição, cujo deus é a barriga, cuja glória é a sua vergonha, aqueles que se preocupam com as coisas terrenas."
Directamente traduzido do Texto Recebido do grego para o português
"Porque muitos caminham, dos quais muitas vezes vos falei e agora também chorando digo, como inimigos da cruz de cristo, o fim deles é a destruição, o estômago é o deus deles e a glória a sua vergonha, esses que pensam de nós coisas terrenas."
Para mim é muito claro que a cruz ou o madeiro foi o altar escolhido por DEUS para sacrificar o Seu Filho e não passa disso. Quando YESHUA foi retirado da cruz, esta deixou de ter algum valor, pois o sacrifício já estava consumado.