Índice


-Qual é a nossa chamada?

-YESHUA o MESSIAS – o UNGIDO é o mesmo, ontem, hoje e eternamente

-O grande amor de DEUS pelos seus filhos

-Outro Esclarecimento

-Compartilhando

-Dia 9 de Abril de 2023 - Domingo de Páscoa

-Dia 1 de Fevereiro de 2020

-Um recluso a transbordar de ódio

-Um mergulhador analfabeto do Amazonas

-Um em cada dez ou 10%

-Transplantação

Qual é a nossa chamada?


Prefácio

Tenho que reconhecer que não simpatizo, duma maneira geral, com títulos e hierarquias criadas pelo homem, mas especialmente entre os crentes (erradamente chamados cristãos¹), que só aumentam o poder dos chamados eleitos, que confundem a responsabilidade da chamada de DEUS, com ditadura ou abuso de poder e injustiça.

Os homens criaram as posições hierárquicas de acordo com as suas conveniências e as suas ambições e quando aos crentes, eles fazem o mesmo baseando-se nas Escrituras, esquecendo-se ou ignorando, o que define a posição dum servo perante DEUS, o que é sem dúvida alguma, a chamada de DEUS.

Efésios 4:11 "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores² (mestres),"

Apresentam-se adicionando um título aos seus nomes, copiando o que acontece no mundo secular e pagão, tentando impressionar acrescentando uma importância que não têm aos olhos de DEUS.

Apóstolo é o título que está mais em moda nestes últimos tempos, considerando-se esses titulares “fundadores de igrejas”, quando a palavra apóstolo significa “enviado de DEUS”.

Em popularidade segue-se a palavra missionário que não consta da Palavra de DEUS.


Demasiadas pessoas chamam-me pastor (eu sou um simples irmão em YESHUA e um Filho de DEUS de acordo com João 1:12), não que eu me apresentasse como tal, ou que tentasse convencer as pessoas duma importância que um título me poderia supostamente dar. Nem nunca teria a ousadia de me apresentar como pastor ou como reverendo.

As pessoas devem ser respeitadas pela sua chamada de DEUS acompanhada por um testemunho pessoal íntegro a ser imitado (como diz Saul³ mais conhecido erradamente por Saulo ou Paulo) e não pelos títulos.

1ª Coríntios 4:16 "Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores."

1ª Coríntios 11:1 " Sede meus imitadores, como também eu de Cristo."

Efésios 5:1 " Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;"

Finalmente em que ficamos? O que será melhor?

Imitar os infalíveis DEUS e YESHUA Filho de DEUS ou o pecador Saul?

É claro que não existe melhor exemplo do que o do único DEUS e o do Seu Filho Unigénito YESHUA.

A palavra Pastor ainda consta da Bíblia, mas a palavra reverendo não consta nem uma única vez na Palavra de DEUS.

1ª Timóteo 3:2 "É necessário, pois, que o bispo⁴ seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;"

Tito 1:7 "Porque é necessário que o bispo seja irrepreensível, como mordomo da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;"

Tito 2:8 "Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de vós."

Judas 1:24 “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,

João que foi um exemplo de humildade fala de YESHUA e de si próprio da seguinte maneira:

João 3:30 "É necessário que ele cresça e que eu diminua."

Este deveria ser o sentimento constante em toda a nossa vida como servos de DEUS.


Parte 1

Quando DEUS nos enviou para Portugal na nossa 1ª missão nós sabíamos que a nossa chamada era para evangelizar.

Portanto evangelizámos nas ruas, nas prisões, trabalhámos com cursos Bíblico, visitámos muitas igrejas, pregámos, cantámos e eu trabalhei como vendedor do representante da Editora Vida em Portugal.

Mas antes de nos prepararmos para partirmos para a nossa missão, pedimos a DEUS, não dois sinais como Gideão, mas sim três. E o Senhor confirmou a nossa chamada com três sinais:

- Eu estava caminhando perto da Estação Central de Combóios em Estocolmo quando me encontrei com a esposa de um pastor conhecido e que me disse o seguinte:

Que bom encontrar-te Fernando, pois o Senhor me mostrou que tu e a tua esposa irão em breve para Portugal.

- Já tínhamos tudo planeado para partir e estávamos a pensar em alugar a casa em 2ª mão (como é permitido na Suécia) e pusemos um anúncio clamando a DEUS que um casal cristão respondesse ao mesmo. Não foi surpresa, quando um casal cristão respondeu ao anúncio e alugou a nossa casa. Obrigado Senhor pela tua fidelidade.

- Faltavam duas semanas para partir e já estava tudo preparado, mas não tínhamos casa em Portugal.

Um português que tinha trabalhado comigo e que eu não era crente, telefonou para mim e disse-me: Fernando, DEUS respondeu às tuas orações, e eu respondi-lhe que não gostava que brincasse comigo dessa maneira. Mas ele respondeu: É verdade! Tenho um apartamento para ti mobilado em Paço de Arcos. Oh! Como DEUS é bom!


No último ano desta 1ª missão mudámo-nos para Freixial do Meio perto da Merceana. Deus chamou-me para pastorear duas pequenas igrejas situadas naquela zona.

Deus abençoou-nos duma maneira maravilhosa com curas, salvações e libertações.

Foi muito importante esse ano e aprendi muito acerca do pastoreado e durante esse tempo de ensino, DEUS mostrou-me que não me tinha chamado para pastor.

Numa dessas igrejas que tinha sido anteriormente um café DEUS mostrou-me algo muito importante, ensinando-me na prática, como ELE costumava fazer comigo.

O dono do local, onde estava a igreja, tinha um filho drogado com o qual eu costumava falar. Falei com ele muitas vezes acerca da Palavra de DEUS e acima de tudo acerca de YESHUA o Salvador.

O Senhor costumava-me mostrar quando era a altura certa de convidar as pessoas a receberem YESHUA como seu Salvador pessoal. O ESPÍRITO SANTO dava-me, como eu costumava dizer, um “empurrão” (peço perdão da expressão) o que aconteceu muitas vezes.

No dia que eu senti que ele estava “amadurecido” e tinha chegado o momento para receber YESHUA, eu perguntei-lhe o seguinte: Não acha que chegou a altura de receber YESHUA como seu Salvador?

Ele respondeu que eu tinha razão e que facto tinha chegado a altura.

Então ele disse-me: Estou pronto! Mas logo a seguir disse-me: Espere um momento por favor! E saiu da sala voltando logo a seguir.

Então guiei-o em oração recebendo YESHUA como seu Salvador pessoal.

Depois ele esclareceu-me da razão porque se tinha retirado por um momento.

Eu disse-lhe que estava pronto, mas de facto não o estava. O Senhor mostrou-me que tinha que tirar primeiro os brincos das minhas orelhas. Quando os retirei, então senti-me pronto para receber YESHUA.


Como as situações podem mudar de pessoa para pessoa.

Isto faz-me lembrar um jovem ex-recluso que manifestou o desejo de ser baptizado por mim.

Preparei-o mostrando-lhe o que Palavra de DEUS dizia acerca do baptismo e ele perguntou-me: Acha que devo retirar o meu brinco da orelha? Ao que eu lhe respondi que lhe recomendava que o fizesse.

No entanto, este irmão continuou a usar brincos que os retirava quando se encontrava comigo.

Trata-se simplesmente de obedecer ou desobedecer.


2ª parte

No ano 2000 voltámos a Portugal na nossa segunda missão e julgávamos que teríamos a mesma chamada que tivemos na primeira missão, mas assim não foi.

O Senhor chamou-nos para visitarmos as prisões e abriu as portas, que ninguém podia fechar, de muitas delas.

Revelação de YESHUA a João 3:8 (chamado erradamente de Apocalipse) "Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; porque tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome."


¹ Cristãos vem da palavra pagã latina christianus derivada da palavra grega pagã khristos e que deveria ter sido traduzida pela palavra Messiânicos ou

Ungidos referindo-se respectivamente ao Messias ou o UNGIDO

² Erradamente traduzido por doutores de acordo com o mundo secular.

³ Os pais deram-lhe o nome de Saul em memória de Saul o 1ª Rei de Israel, pois ambos pertenciam à tribo de Benjamim.

Bispo vem da palavra latina pagã episcopus derivada da palavra grega pagã episkopos que deveria ter sido traduzida por dirigente ou líder.

YESHUA o MESSIAS – o UNGIDO

é

o mesmo, ontem, hoje e eternamente


Morreu há dias uma irmã cigana muito querida que nós conhecemos quanto ela esteve presa no Estabelecimento Prisional de Tires.

Ela era como todos nós fomos, uma pecadora.

Ela enganava as pessoas de diversas maneiras e especialmente lendo a sina.

Quando ela recebeu YESHUA como seu Salvador pessoal ela arrependeu de todo o engano que fez e tornou-se uma mulher de oração e a maioria da sua família recebeu YESHUA como Senhor das suas vidas e foram baptizadas por mim.

Tivemos cultos muito abençoados e o Senhor fez grandes milagres nesta família cigana.


Aproveito para contar um testemunho do que aconteceu ao filho dela com quem nós temos mais contacto.

Na altura da pandemia ele adoeceu gravemente foi hospitalizado e esteve durante muito tempo ligado à máquina que o ajudava a respirar.

O Seu período de internamento foi de cerca de vinte dias.

A seu estado de saúde era tão grave que a família estava à espera que ele partisse a qualquer momento.

Nós e toda a família estávamos em oração, mas o Senhor, entretanto revelou-me que tinha chegado a altura de o levar para a Sua presença.

Mas nós não desistimos e continuamos a orar por ele.

Passados poucos dias ele foi desligado da máquina e poucos dias depois teve alta apesar do seu estado de fraqueza. Mas a convalescença foi longa e dolorosa.

Agradecemos a DEUS pela cura, mas eu fiquei com um problema.

Senhor TU disseste que tinha chegado a hora de o levares.

Eu estou profundamente agradecido, mas porque razão, em vez disso decidiste curá-lo completamente?

Não obtive a resposta imediatamente, mas passado algum tempo DEUS revelou porque tinha decidido curá-lo.

“Para que todos conheçam que EU continuo a ouvir as vossas orações e a responder às mesmas, porque EU sou fiel. Eu não mudei, EU continuo a ser o mesmo.

Hebreus 13:8 “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”


Voltando à nossa irmã cigana.

Ela passou grande parte dos seus últimos dias num Hospital de Lisboa e os médicos disseram várias vezes que “ela não passaria do dia seguinte”.

Mas ela continuava a viver até mesmo quando os rins deixaram de funcionar.

Então um filho dela perguntou-nos se nós sabíamos o que se estava a passar.

Orámos a DEUS e a minha esposa teve uma revelação em que DEUS lhes mostrou que ela estava à espera do arrependimento de alguém. Tudo indicava que ela não tinha paz para partir.

Imediatamente transmitimos a revelação ao filho dela.

Passado dois dias ele telefonou-nos informando-nos que três pessoas da família se arrependeram e pediram perdão e então ela alcançou a paz que necessitava e partiu para o Senhor.

Duas pessoas da família sonharam que ela estava na presença do Senhor.


Perante este testemunho não tenho palavras que consigam descrever a Sua fidelidade e a beleza da Sua Santidade!

1ª Crónicas 16:29 "Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade."

-YESHUA o MESSIAS – o UNGIDO é o mesmo, ontem, hoje e eternamente

O grande amor de DEUS pelos seus filhos


Quando eu visitei pela primeira vez a Suécia, nunca teria imaginado como a minha vida se transformaria a partir dessa altura.

Juntamente com um colega estávamos em visita de trabalho.

Foi uma visita de vários dias e quando chegou o fim de semana, para nossa surpresa a Empresa sueca que visitávamos marcou-nos uma viagem de barco para a Finlândia, com todas as despesas pagas.

Eles invocaram a razão que não tinham conseguido um hotel em Estocolmo, pois todos estavam reservados, por causa de uma festividade que se celebrava na capital.

Não imaginava tão pouco que esta seria a primeira de muitas viagens para este país.

Quando chegámos a Helsínquia e dado que voltaríamos no mesmo navio, não saímos imediatamente, pois tínhamos o dia inteiro para visitar a cidade.

Quando finalmente decidimos sair fomos abordados pela polícia que suspeitaram que nós queríamos imigrar para a Finlândia. As suspeitas dissiparam-se quando viram os nossos bilhetes de volta e deixaram-nos em paz.

Na volta para Estocolmo, no Restaurante do navio encontrei aquela, que eu nunca teria imaginado, que viria a ser minha esposa. Posso dizer que encontrei a minha futura esposa, que tinha sido escolhida para mim e eu para ela, em águas internacionais.

Nunca tinha imaginado tão pouco que viria a ter como esposa uma Finlandesa, mas essa tinha sido a decisão daquele que mal conhecíamos.


Cerca de pouco mais de um ano mudei-me para a Suécia e começámos então a procurar o único DEUS acerca de quem pouco ou nada sabíamos.

Finalmente tivemos um encontro com o nosso Pai eterno e recebemos o seu Filho YESHUA, como Senhor e Salvador das nossas vidas.

Entretanto nasceu o nosso único filho e foi quando compreendemos que era a vontade de DEUS que nos uníssemos em matrimónio.


Quantas viagens fizemos para a Finlândia para visitar os pais e a família da minha esposa? Foram de facto muitas vezes.

Sempre que viajávamos para a Finlândia visitávamos um tio da minha esposa, até que numa dessas viagens, tivemos a notícia que esse tio estava doente com um cancro nos ossos e estava a passar muito mal.

A Maija orou por ele e passado pouco tempo tivemos a notícia de que ele tinha sido curado o que nos deu uma grande alegria. Ele viveu mais 20 anos.


Entretanto, o pai da minha esposa que bebia e fumava muito foi também acometido por um cancro nos pulmões. A minha esposa falou-lhe de YESHUA e ele decidiu recebê-LO como Senhor da sua vida e como resultado da sua decisão deixou de beber e de fumar. A minha esposa orou a DEUS por ele e clamou ao Senhor pela sua cura.

O Senhor na sua grande misericórdia curou-o, cura essa que foi confirmada pelos médicos.

Mas nós sabemos que o inimigo nunca desiste de nos tentar e como consequência disso, ele voltou a beber e a fumar e a doença voltou.

Pouco tempo depois tivemos a grande alegria em saber que ele se tinha arrependido e voltado para o Senhor. No entanto a doença prevalecia e ele foi internado no hospital.

Pouco tempo depois, estávamos nós em Trångsund, perto de Estocolmo, onde vivíamos e a minha esposa telefonou para o pai. Ele perguntou-lhe quando o visitaríamos, ao que lhe respondeu, de hoje a duas semanas. Ela sentiu que o pai tinha ficado triste com a resposta. De repente a minha esposa e eu tivemos ambos um enorme desejo de visitar o pai dela no Hospital na Finlândia.

Viajámos no dia seguinte e chegámos ao fim do dia ao Hospital em Kaavi onde o pai da minha esposa estava internado.

Não encontrámos um moribundo, mas sim um homem muito magro que aparentava felicidade e muita paz. Foi um encontro que nos deixou também cheios de paz e tranquilidade.

Fomos para a casa dos pais da minha esposa e no dia seguinte, bastante cedo, recebemos a notícia que ele tinha partido tranquilamente para o Senhor.

Nessa altura tivemos a certeza que ele estava à nossa espera e não partiu antes de nos encontrar e de ver pela última vez na terra, a sua filha que lhe tinha perdoado de tanto mal que lhe tinha feito.


Sabem quem além de mim carregou o caixão do Pai da minha esposa no dia do enterro dele? O tio dela que tinha sido curado.


Durante algum tempo eu tive um problema que me assolava de vez em quando e finalmente pedi respeitosamente ao Senhor que me esclarecesse por não o curou uma segunda vez. ELE era, é e será sempre o Senhor, Soberano e omnisciente.

O Senhor levou um certo tempo a responder e finalmente disse-me o seguinte:

Meu filho eu não o curei uma segunda vez, por causa do grande amor que tenho por ele. Levei-o para a minha presença onde ele está agora são e salvo. Se o tivesse deixado sobreviver satanás iria ataca-lo impiedosamente novamente.


Este é um testemunho que relata simplesmente a realidade dos acontecimentos, que não têm explicação nem qualquer interpretação, pois somente o Senhor nosso DEUS e Pai conhece todas as coisas.

Outro esclarecimento


Entre os três nomes que constituem o meu nome completo quero escolher um pelo qual gostaria de ser conhecido. Ao olhar para o primeiro que tem um significado secular “ousado para atingir a paz”, “o que ousa viajar” ou “viajante corajoso” eu prefiro o significado Bíblico “o procurador da verdade” baseado em:

Provérbios 23:23 “Compra a verdade, e não a vendas…”

Ao olhar para o meu nome de família ou último nome, vejo o nome Cunha que foi usado pelos judeus em Portugal como substituto do nome judeu Cohen para escaparem à perseguição movida pelos católicos em Portugal.

Escolhi o nome do meio, ou seja, Alegria. Este foi um dos nomes que os meus pais resolveram chamar-me e que me deu um vislumbre da verdadeira alegria que é aquela que YESHUA me proporcionou, quando pôs ao meu dispor uma Salvação tão preciosa.

 

Baseado em Efésios 5:11 “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as (denunciai-as).”, resolvi começar a denunciar toda a mentira que tem toda a origem no “pai da mentira”.

Desejo em primeiro lugar olhar para o Antigo Testamento e para o Novo Testamento. Não sei porque o A.T. se chama Antigo Testamento pois o Título da 1ª parte de Bíblia, foi o resultado de uma aliança entre DEUS e os Judeus.

Um Testamento só tem validade após a morte daquele que fez o testamento.

Hebreus 9:16 "Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador."

Por isso, não compreendo porque se chama Antigo Testamento, pois DEUS não morreu. ELE sempre foi, é e será. Por isso, passarei a chamar ao Antigo Testamento V.A,, ou seja, Velha Aliança.

 

Quanto ao N.T., o nome estaria correcto se YESHUA, que morreu, não tivesse ressuscitado e por essa razão, será correcto, em vez disso, chamar ao N.T. de N.A. Nova Aliança.

 

Agora passo a olhar para todos aqueles que DEUS usou para escrever toda a Bíblia.

Olhando para todos eles. através do que escreveram. reconhecemos que eram homens imperfeitos.

No entanto, quando olhamos para os 4 livros das Boas Novas, vemos apesar da imperfeição dos escritores, a verdade a ser revelada a esses escritores, por YESHUA aquele que é a única Verdade.

Sempre que procuro a Verdade encontro o Senhor YESHUA e sempre que procuro o Senhor YESHUA encontro imediatamente a Verdade.

 

E revelação divina é clara, única e eterna:

-DEUS PAI é a nascente da Verdade.

-YESHUA é a Verdade.

-E o ESPÍRITO SANTO é o ESPÍRITO da Verdade.

   

Compartilhando

 

Quando era mais novo dormia a noite inteira e o durante o tempo que queria. Actualmente acordo todos os dias entre as 4 e as 6 horas da manhã.

Isso causa-me transtorno?

Não, porque graças a DEUS, não tenho dificuldade em voltar a dormir.

Por outro lado, o problema com a coluna obriga-me a estar sentado na cama um período de tempo para que ao levantar-me não tenha dores.

Então o Senhor não me curou?

Claro que me curou, mas assim como deixou um espinho na carne a Paulo também me deixou este aviso para mim.

2ª Coríntios 12:7 "E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar."

 

Dou graças a DEUS pelo problema da coluna que me permite estar sentado ouvindo muitas vezes o Senhor YESHUA a falar comigo, suavemente, mas com determinação. O Senhor mostrou-me que deveria compartilhar com os irmãos o que ELE me tem falado, mostrado ou revelado.

E é no sossego da noite que o Senhor fala comigo.

Não sei como é consigo, mas o Senhor fala também comigo durante o dia, mas na maioria das vezes estou tão ocupado ou distraído com tudo o que me rodeia que o barulho do mundo não me permite ouvir a Sua linda voz.

 

Antes de terminar quero compartilhar convosco, que para mim, a parte mais bela de toda a Bíblia são os evangelhos onde YESHUA fala directamente connosco enquanto na na Velha Aliança (também chamada erradamente Antigo Testamento) e na Nova Aliança (também erradamente chamada Novo Testamento) DEUS usou homens imperfeitos para falar connosco.

 

Desejo também informar que uso o nome YESHUA em vez de Jesus, primeiro porque é errado traduzirem-se os nomes e depois também porque YESHUA é o verdadeiro nome do Filho de DEUS.

Além disso o nome YESHUA significa "Salvação".

 

Durante o tempo que eu vou usar para revelar o que o Senhor me diz, o leitor vai ser confrontado com a verdade, que muitas vezes vai contrariar as tradições, as doutrinas, as teologias e as fábulas estabelecidas.

Dia 9 de Abril de 2023

Domingo de Páscoa

 

Neste dia tive a oportunidade de assistir a três videos Bíblicos de alguns minutos e na seguinte ordem:

 

1º - versão alterada

Do encontro de YESHUA com a Samaritana junto ao poço de Jacob.

2º - Versão fiel

Do encontro de YESHUA com a Samaritana junto ao poço de Jacob

3º - Versão fiel

Da ressuscitação de Lázaro


Na 1ª versão do encontro de YESHUA com a Samaritana junto ao poço de Jacob, tirada do filme moderno da vida de YESHUA, intitulado em inglês “The chosen” (o Escolhido), reconheço que me comoveu.

Um filme profissionalmente e efectivamente dramatizado e focado em tocar nos corações das pessoas.

Sem dúvida que o conseguiram ao ponto das lágrimas me correrem pela face.

Mas ao analisar tudo o que foi dito notei que deram um outro sentido à Palavra de DEUS ao acrescentarem tanta coisa a esta.

Conseguiram comover-me ao ponto de provocarem uma comoção expontânea pois o diálogo foi baseaso em muito acréscimo da Palavra de DEUS.

Para quem conhece bem a Palavra de DEUS isto é muita confusão.

1ª Coríntios 14:33 “Porque Deus não é um Deus de confusão...”

Os produtores deste filme apostaram na qualidade da produção, acrescentando ao diálogo Bíblico, aquilo que as pessoas gostam de ouvir. Esta é razão do sucesso deste filme.

Revelação 22:18 “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém acrescentar a estas coisas, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;”  

Confesso que gostei do que vi e ouvi e que me fez chorar “lágrimas de crocodilo”, mas quando vi o 2º duma versão fiel à Palavra de DEUS , então chorei lágrimas sincera e verdadeiras. É a verdade Bíblica e eterna que faz a diferença.


E finalmente vi uma versão fiel à Palavra de DEUS da ressurreição de Lázaro que muito me agradou pela sua fidelidade ao que está escrito.

É a verdade que nos liberta e não as fantasias, as fábulas nem as dramatizações que têm o objectivo de nos enganar.

Quem está por detrás do engano e da mentira.

Todos nós sabemos quem é e como se chama. O “pai da mentira”.

João 8:44 "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."

1 de fevereiro de 2020


Quero, antes do mais, compartilhar consigo o meu testemunho resumido acerca da minha hospitalização inesperada, pois tudo tem um motivo e DEUS usa os meios que Ele entender para nos despertar.

No dia 1 de fevereiro de 2020 depois de ter visitado o Estabelecimento Prisional de Tires e quando já estava em casa, de repente comecei a sentir-me mal e desmaiei.

A Maija chamou a ambulância e quando esta chegou, os paramédicos notaram que eu tinha uma pulsação de 28 quando o mínimo razoável é cerca de 50.

Dei entrada no hospital continuando com uma pulsação muito baixa e logo que cheguei fui rodeado por muitos médicos, enfermeiros e outro pessoal pois a minha pulsação continuava alarmante.

Apesar de tudo eu continuava a sentir-me bem.

Fui internado e tive a oportunidade de ver o sofrimento à minha volta, de pessoas que na sua maioria não eram salvas.

Vi muita coisa, orei muito pelas pessoas e vi o cuidado que o Senhor teve para comigo e falei com algumas pessoas acerca de YESHUA.


Quando a Maija me visitou pela primeira vez tive a grande alegria de a ver e ver ao mesmo tempo, como era importante para mim a esposa que DEUS tinha escolhido para mim.

O Senhor falou comigo e disse-me que queria que eu continuasse na minha procura da verdade, verdade essa, que me levaria à santificação João 17:17 e 19, sem a qual ninguém verá a DEUS, Hebreus 12:14. Ele disse-me que este era o último aviso pois era seu soberano desejo que nós vivêssemos totalmente na SUA dependência.


Como DEUS nos ama! Quão grande é o SEU amor por nós pecadores!

João 17:17 “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.”

João 17:19 “E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.”

Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”


Quando DEUS se referiu ao último aviso eu entendi na altura que DEUS se referia a mim, mas estava enganado.

Na altura estava a começar a manifestar-se a pandemia e agora, atendendo à situação actual e tudo o que aconteceu, compreendo melhor que DEUS se estava a referir a toda a gente.

Um recluso a transbordar de ódio


Há pouco tempo atrás visitámos um Estabelecimento Prisional nos arredores de Lisboa e esperávamos encontrar-nos com um bom grupo de reclusos interessados em ouvir a Palavra de DEUS.

Para nossa surpresa e devido a diversas circunstâncias que não podíamos controlar nem perceber, tivemos a presença de somente de dois reclusos. Um que conhecemos há cerca de quatro anos a trás e um outro que nunca tínhamos encontrado.

Aquele que conhecíamos há quatro anos e que já tínhamos tido o privilégio de o ensinar a conhecer YESHUA, o que o levou decidir-se e a recebê-LO como seu Salvador pessoal, trouxe consigo um outro recluso que não compreendemos porque razão estava ali, pois, segundo ele, não creditava em DEUS nem na Palavra de DEUS e nem queria nada com DEUS.

Mas uma coisa tivemos sempre a certeza, a mão de DEUS estava ali para tornar um coração de pedra num coração de carne. Ezequiel 11:19 "E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;"

Quanto tempo levará esta transformação só DEUS sabe.

Perante isto parecia impossível um diálogo entre nós. Mas não foi, tão pouco, somente um monólogo.

Primeiro demos-lhe tempo para que ele abrisse o seu coração.

E ele aproveitou esta oportunidade para descarregar o todo o seu grande ódio.

Ele informou-nos primeiro que era filho de um cabo-verdiano e de uma cigana e esta união não funcionou muito bem, ao ponto do pai ter sido perseguidos pelos ciganos. Depois contou-nos que, como resultado desta situação, foi internado na Casa do Gaiato onde passou a sua infância.

Se a situação não era boa enquanto viveu com os pais, esta piorou e de que maneira, quando foi internado nessa Casa.

Segundo ele ali foi violentado de toda a maneira possível.

Notou-se, no entanto, na sua descrição, que ele e como resultado duma situação instável, não era um garoto fácil de educar.

Se ele já era rebelde, mais rebelde se tornou, quando foi internado.

A violência a que foi sujeito, ele não nos contou em detalhe, mas espancamentos e jejuns obrigatórios como punição, eram frequentes.

Que esteve sujeito a muitos abusos isso também nos foi informado.

Portanto tínhamos à nossa frente um homem que tinha sido condenado por mais ou menos 14 anos de prisão, por tentativa de assassínio, que tinha sido perdoado 8 anos pelo Presidente da República e que deveria ser libertado dentro de cerca de 2 anos.

Ele odiava acima de tudo os padres e aquilo, segundo ele, que eles representavam, ou seja, a Palavra de DEUS e a igreja.

Ele não era salvo, não percebia o significado da Salvação e nem queria ouvir falar desta.

Ainda não tínhamos passado do monólogo para o diálogo e parecia que ele não queria ouvir falar de DEUS nem da Sua Palavra.

Finalmente começámos o diálogo e podíamos sentir o peso imenso de tanto ódio.

Começámos a citar a Palavra de DEUS que ele não queria ouvir, mas notámos, que apesar de tudo, ele ouvia-a com respeito.

Mostrámos-lhe à luz da Palavra de DEUS que o peso de tanto ódio ninguém tinha a capacidade de suportar. Nem ele nem eu nem ninguém. O único que o podia aliviar era YESHUA. Mateus 11:28 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."

Depois começámos a mostrar-lhe na Palavra de DEUS que ele necessitava de perdoar aos outros para que DEUS o perdoasse. Mateus 6:14-15 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”

Não, isso estava fora de causa. Ele nunca perdoaria aos padres o que lhe fizeram.

Finalmente falámos da fidelidade de DEUS e que as suas promessas eram reais e verdadeiras e continuámos a falar do perdão de DEUS que ele tanto necessitava. Hebreus 8:12 “Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas iniquidades não me lembrarei mais.

A reunião aproximava-se do fim e então orámos juntamente com eles e por eles.

A hora que tínhamos para falar sobre a Palavra de DEUS com vários reclusos, foi usada somente com aquele recluso.

Será que a Palavra moveu o seu coração?

Não tenho dúvidas que assim aconteceu.

Pela fé afirmo que ele saiu com o mesmo coração de pedra, mas já a desfazer-se, na transformação que DEUS começou a fazer para um coração de carne.

Ao sair prometi escrever-lhe e já o fiz. Ore, por favor, para que esta carta lhe toque, daquela maneira, como só DEUS sabe e pode fazer.

Este testemunho que o leitor acabou de ler, tem como objectivo principal, de que junte a sua oração às nossas orações, por este recluso.

Marcos 4:8 "E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem."

 

45 dias depois

No princípio de Dezembro de 2022 visitámos o mesmo Estabelecimento Prisional e juntamente com o recluso que conhecíamos há quatro anos, estiveram presentes mais cinco reclusos e qual não foi a nossa surpresa. Ali estava também presente o tal recluso que não queria nada com DEUS e que não tinha respondido à minha carta.

Começámos a reunião e reparámos que este recluso estava mais sociável do que na outra vez anterior.

Tivemos um culto muito abençoado e quando fizemos o convite a todos os que estavam connosco pela primeira para receberem YESHUA como Salvador pessoal, para nossa surpresa ele juntou-se a nós em oração recebendo YESHUA como seu Salvador pessoal. Que grande alegria ao vê-lo a receber YESHUA juntamente com outros três reclusos.

Que surpresa maravilhosa e abençoada!

Como nós nos alegramos com as surpresas de DEUS!

Toda a honra e glória pertence somente ao nosso Senhor YESHUA!

Um mergulhador analfabeto do Amazonas


Um dos primeiros reclusos que visitámos no Estabelecimento Prisional de Caxias em Portugal, foi um brasileiro do Amazonas, mergulhador de profissão e analfabeto.

Nessa altura uma assistente Social Prisional perguntou-me se poderíamos visitar um recluso, como voluntários, que estava a atravessar um momento difícil.

Dado que as autorizações para visitar reclusos levavam um certo tempo comecei imediatamente a corresponder-me com ele. Então notei que de facto ele estava a sentir-se muito mal e precisava de amigo que lhe mostrasse que há esperança até para os prisioneiros.

Foi nessa altura que começámos a por em prática o que a Bíblia ensina. A Palavra de DEUS diz em Romanos 12:15 "Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;"

Então como demorava a autorização da nossa visita, resolvi enviar-lhe a cassete “a Única Salvação” que tínhamos gravado na altura. Era uma cassete com cânticos Bíblicos inspirados por DEUS e que terminava com um cântico convidando o ouvinte a receber YESHUA como seu salvador, cantando comigo.

Então quando começámos a visitá-lo ele contou-nos que a cassete tinha chegado às suas mãos no momento exacto. Então percebemos que ele tinha passado por uma situação que se podia considerar como crítica. Ele não só ficou encorajado para continuar a viver como também recebeu YESHUA como Senhor da sua vida.

Nessa altura começámos a ver o que DEUS pode fazer na vida de um homem simples que entregou a sua vida ao Senhor YESHUA.

Começou imediatamente a estudar e num curto espaço de tempo começou a escrever-nos pela sua própria mão. Durante o tempo que esteve preso conseguiu concluir o 12º ano e não continuou porque, entretanto, saíu em liberdade.

Mas antes disso, quero informar que ele tinha expulsão para o Brasil, no final da pena. Mas as coisas aconteceram de uma maneira diferente.

Naquele ano aconteceu que uma ponte no norte de Portugal ruiu e muitos foram os carros que caíram ao rio e algumas pessoas desapareceram e nunca as encontraram. Foi nessa ocasião que ele escreveu ao Presidente da República voluntariando-se para tentar encontrar os desaparecidos dado que ele era mergulhador.

Entretanto ele começou a ser considerado um preso de confiança mostrando que não era o mesmo homem que tinha entrado como prisioneiro naquela prisão. Entretanto, foi transferido para outra prisão levando consigo referências de boa conduta.

Nessa altura ele manifestou-nos o desejo de solicitar ao Director autorização para uma saída de precária ficando em nossa casa.

Eu disse-lhe que era impossível pois ele tinha expulsão e não era costume concederem precárias a prisoneiros nessas condições. Mas sabemos que o que é impossível aos homens é possível para DEUS e assim ele conseguiu a saída de precária. Então tivemos a oportunidade de o baptizar nas águas juntamente com outro recluso que estava na mesma prisão.

Dado que tinha um comportamento excelente, começava a aproximar-se a possibilidade de ele sair muito antes do final da pena. Mas havia um problema. Ele não queria voltar ao Brasil, pois já tinha muitos amigos em Portugal, mas ele tinha expulsão.

Então, não hesitou e imediatamente escreveu ao Presidente solicitando que lhe permitissem ficar em Portugal.

E não é que lho concederam!

Este era o plano que DEUS tinha para este homem simples, humilde e analfabeto.


Um em cada dez ou 10%


Desde que eu e a minha esposa começámos a evangelizar e o fizemos na maioria das vezes em equipa, o Senhor nos encheu de uma fome insaciável de contactarmos todas as pessoas, sempre que nos era proporcionado, desejando que “todos” recebessem a mensagem da Salvação, do único Salvador, e não só que recebessem essa mensagem, mas que também recebessem a Salvação que o Senhor YESHUA põe à disposição de todas as pessoas e dessa maneira recebessem também o conhecimento da verdade.


A nossa fome e sede insaciável era inspirada pela vontade do Senhor e baseada na Palavra que era uma manifestação dessa vontade de DEUS. 1ª Timóteo 2:3-5 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens* se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo (YESHUA o UNGIDO) homem.”

Essa era a vontade de DEUS e também a nossa vontade.

Neste momento não vamos tentar perceber porque razão não acontecia assim. A realidade era outra, ao ponto de me levar a clamar ao Senhor em oração por mais salvos e ao ponto de me levar a clamar ao Senhor por uma pessoa salva por dia.

Nessa altura trabalhávamos com um curso Bíblico básico “O Caminho da Vida” que tinha como objectivo principal de ensinar os primeiros passos na leitura da Palavra de DEUS, no sentido da Salvação pessoal no nome do Senhor YESHUA.

Nós evangelizávamos na rua e as pessoas inscreviam-se no momento que as contactavam ou enviavam o postal da inscrição mais tarde.

Então começámos a notar algo interessante.

Os que recebiam YESHUA como Salvador pessoal eram aproximadamente 10% dos inscritos.

Então o Senhor mostrou-nos os seguintes versículos: Lucas 17:11-19 “E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.”

Nós não percebemos muito bem que relação tinham estes versículos com a situação.

Somente percebemos que dez tinham sido curados, mas somente um em dez tinha sido salvo. Ele voltou a YESHUA para O glorificar. Ao O glorificar ele agradeceu-Lhe a cura e a Salvação.

Há uns meses atrás foi-me revelado pelo Senhor o significado de tudo isto.

Foi-nos mostrado pelo Senhor que no primeiro ano da nossa missão em Portugal tinham-se inscrito 3.538 no curso e 349 tinham sido salvos. Cerca de 10% dos inscritos e estou certo que correspondeu a um salvo por dia pois estes foram somente os inscritos no curso Bíblico.

Por muito que isto lhe pareça estranho eu tenho a convicção que o Senhor respondeu à minha oração, de 1 salvo por dia, antes de eu ter orado.

O Senhor conhece todas as coisas e tudo é possível para DEUS. Mateus 19:26 "E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível."

Em relação a isto o Senhor mostrou-me também este versículo: Mateus 7:13-14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Poucos são os que entram pela porta estreita e muitos são os que entram pela porta larga.


Será essa a proporção?

Não há muitos anos atrás quando visitávamos um grupo de oração em Linköping, na Suécia, foi levantado um tema interessante e a maioria dos presentes deu a sua opinião.


Transplantação


Podemos afirmar que todos os presentes eram favoráveis à transplantação como um meio importante de curar e salvar vidas. Mas a pergunta era se a transplantação era segundo a vontade de DEUS.


Finalmente e depois de muitos comentários favoráveis à transplantação foi-me colocada esta interrogação.

Eu simplesmente respondi que me era difícil de acreditar, que fosse a vontade de DEUS, que a nossa vida fosse perlongada com um órgão de outra pessoa.

Imediatamente me disseram que em muitos casos a única solução para certas pessoas de continuar a viver era a transplantação. Eu respondi que então tinha chegado a hora da pessoa morrer.

Parece cruel, mas é a realidade. Talvez não seja a nossa, mas é a realidade de DEUS.

Nesse momento fui acusado, pois eu era contra a salvação de vidas e favorável à morte das pessoas nesta situação.

Eu afirmei que transplantação não era, na minha opinião, uma maneira que DEUS quisesse usar para salvar, curar e perlongar vidas.

Comecei então a contar que conhecia uma pessoa que se afirmava crente e que tinha sido sujeito a uma transplantação do coração.

Quando a encontrei na última vez pedi-lhe se não se importava em responder a uma pergunta, dado que ele tinha-me informado que depois da transplantação começou a tomar muitos remédios.

Nessa altura perguntei-lhe o seguinte: se o amigo deixasse de tomar esses remédios o que aconteceria?

Ele respondeu-me desta maneira simples: Num curto espaço de tempo morreria, por rejeição desse coração estranho, pelo meu corpo.

Então concluí que a rejeição dos órgãos estranhos pelo nosso corpo são a prova que as transplantações não são segundo a vontade do nosso DEUS.


Quando DEUS deseja perlongar a nossa vida ELE simplesmente cura-nos.


Há pouco tempo atrás, falei como uma pessoa que estava a fazer uma substituição gradual dos seus dentes, por implantes dentários.

Eu perguntei-lhe, mais por curiosidade, como funcionava o sistema de implantes dentários.

A pessoa em causa disse-me que era um processo bastante longo, dado que depois da operação tinha que se aguardar pela rejeição do corpo ao dente estranho.

Nesse momento tive a confirmação do que tinha afirmado acerca de não ser a vontade de DEUS que fizéssemos qualquer transplantação.

Além disso creio que uma operação de transplante é uma desobediência a DEUS e caso torna-se mais grave quando diz respeito ao transplante de um coração.


Nós sabemos o que a Palavra diz acerca do coração. Entre muitos outros versículos diz o seguinte:

Mateus 12:35 "O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más."

Mateus 15:8 "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim."

Mateus 15:18 "Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem."

Mateus 18:35 "Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."

Marcos 7:6 "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim;"

Marcos 12:30 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento."

Lucas 4:18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os contritos de coração,"

Lucas 6:45 "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a sua boca."

Lucas 12:34 "Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração."

João 14:1 " Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim."

João 14:27 "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."

João 16:22 "Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará."

Actos 2:46 "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,"

Actos 4:32 "E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns."

Actos 8:21 "Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus."

Actos 8:22 "Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;"

Actos 8:37 "E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus."

Actos 13:22 "E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade."

Romanos 10:9-10 "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."

Colossenses 3:23 "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,"

1ª Timóteo 1:5 "Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida."

Hebreus 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

Hebreus 13:9 "Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram."

1ª Pedro 1:22 "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;"

1ª João 3:20 "Porque, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas."