As interpretações, as tradições, as doutrinas
e as teologias chamadas cristãs
e todas as religiões, criadas
e estabelecidas pelo homem,
estão na sua grande maioria em contradição
com a verdade eterna
do único DEUS Todo-poderoso
Índice
-Não entendo
-Versículo que ninguém entende
-Receber ou aceitar YESHUA como Salvador?
-Adorar
-Crítica
-Cronologia das heresias católicas
-Não consigo entender a obsessão da maioria dos crentes em ensinar, pregar e cantar exaltando a cruz
-Os inimigos da cruz
-A Ceia do Senhor
-Como nós crentes amamos os títulos e osprivilégios e gostamos de ser tratados com honra
e distinção e idolatramos ostitulares desses títulos, exactamente como no mundo secular
Não entendo
Há alguns anos atrás fui confrontado, numa igreja pentecostal e durante um culto, num apelo à Salvação do seguinte modo:
Todas as pessoas que desejarem aceitar JESUS como Salvador pessoal venham à frente para fazerem comigo uma oração.
Uma senhora foi à frente e então o pastor guiou-a em oração e segundo ele, aceitando JESUS como Salvador.
Após a oração, o pastor explicou à nova convertida, que o seu nome tinha sido escrito por DEUS no livro da vida, no momento que aceitou JESUS como seu Salvador.
Nunca tinha sido confrontado tantas afirmações, sem base Bíblica, ao mesmo tempo.
1º - Na Palavra de DEUS não consta escrito que temos que aceitar YESHUA, mas sim receber.
João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;”
João 13:20 “Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.”
Colossenses 2:6 “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,”
2º - Em lugar algum da Bíblia está escrito que DEUS escreve o nosso nome no Livro da Vida, quando recebemos o Senhor YESHUA como Salvador pessoal.
Fui também confrontado com este tipo de afirmação por um Rabi Messiânico ao afirmar que os nomes das pessoas são escritos no Livro da Vida quando recebem YESHUA.
Reagi e perguntei-lhe quais os versículos Bíblicos que suportavam essa afirmação.
Ele enviou-me alguns versículos e nenhum deles confirmava a afirmação dele.
Para mim é claro que aceitar e receber nem sequer são sinónimos.
Aceitar é uma decisão condicional e receber é espontâneo e incondicional.
Não entendo
Não consigo entender como crentes (indoutos e inconstantes), supostos pregadores, professores e escritores, tenham a ousadia enganosa de usar nas suas pregações, nos seus ensinos e nos seus livros, toda a sorte de traduções modernas da Bíblia, de acordo com as conveniências das suas falsas interpretações e falsas doutrinas, ensinando os enganos do pai da mentira.
João 8:44 "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."
Pedro informa, na sua 2ª carta, como os ensinos nas epístolas de Paulo, desnecessariamente difíceis de entender, assim como, também outras escrituras, que os indoutos e inconstantes distorcem para sua própria perdição, 2ª Pedro 3:15-16
Pelos vistos, parece que tudo se pode provar através da Bíblia, não é verdade?
Até as interpretações que resultam em doutrinas falsas?
Como?
1 – Através das muitas traduções Bíblicas modernas existentes, aproveitando as contradições por estas criadas, dos versículos retirados, das palavras substituídas sem o mesmo significado e do acréscimo de palavras que não constam dos manuscritos hebraicos, aramaicos ou gregos.
2 – Apresentando somente um ou alguns versículos ignorando o contexto.
3 – Através das interpretações, das tradições, dos dogmas e das doutrinas estabelecidas.
4 – Através das nossas interpretações pessoais.
5 – Ao ignorarmos todos os capítulos ou versículos paralelos, que provam e confirmam a veracidade inabalável da Palavra de DEUS.
Deuteronómio 4:2 “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando.”
Deuteronómio 12:32 “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.”
Provérbios 30:5-6 “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.
Revelação 22:18-19 “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém acrescentar a estas coisas, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”
O versículo que ninguém entende
1ª Timóteo 2:15 "Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação."
Todo aquele que ler este versículo, de acordo com esta tradução igual a muitas outras, não entenderá o que se pretende dizer.
Além disso é estabelecida uma condição à Salvação. Somente aquelas que derem à luz.
Portanto se a mulher for estéril, solteira e se não tiver um marido ou um companheiro não terá acesso à Salvação.
Mas a tradução correcta deveria ser a seguinte, não esquecendo quão importante é ler também, o versículo anterior:
“...mas a mulher sendo enganada caiu em transgressão.
Salvar-se-á, porém, pelo filho dado à luz (referindo-se a YESHUA), se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação."
Receber ou aceitar
YESHUA como Salvador
Não consigo compreender porque razão a maioria dos crentes em YESHUA, ao falarem acerca da Salvação, mencionam com plena convicção, “aceitar YESHUA”.
Baseados em quê? Na Palavra de DEUS?
E se os chamarmos à atenção baseados na Bíblia têm uma reacção pouco agradável e às vezes até pouco amorosa.
Mais uma “tradição cristã” ou mais uma falsa doutrina?
Todas as Bíblias em português desde as mais fiáveis às menos fiáveis falam em “receber YESHUA”.
Além de tudo estas duas palavras, que parecem ser sinónimos e na verdade não o são, parecem significar o mesmo, mas são aplicadas em situações diferentes.
-Aceitar é uma acção condicional – receber a Salvação, de acordo com as condições de DEUS ou com as condições do candidato à Salvação.
-Receber é uma acção incondicional – nenhuma condição é exigida por DEUS, pois a Salvação está ao alcance de todo aquele que se arrepender sinceramente.
Portanto a Bíblia traduz correctamente "receber".
João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam (έλαβον-verbo λάβετε que significa receber), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”
João 13:20 “Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe (λαμβάνων-verbo λάβετε) a mim, recebe aquele que me enviou.”
Colossenses 2:6 “Como, pois, recebestes (παρελάβετε-verbo λάβετε) o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,”
ẟέ έλαβον –recebeu (TR) João 1:12 (έλαβε-Google)
έλαβον – recebeu (TR) João 1:12 (έλαβε-Google)
έλαβε – receberam (έλαβε-Google)
που λάβατε – recebestes (ελαβες-Google)
λάβετε – receber ( λαμβάνω-Dicionário) (λαμβάνω-Google)
λαμβάνω – eu recebo (παίρνω-Google)
παρελάβετε – assumir (TR) Colossences 2:6
δεχτεί – aceitar (δέχομαι-Dicionário) (αποδέχομαι-Google)
αποδεκτή – aceitaram (αποδεκτό-Google)
δεχτήκατε – aceitastes (δέχτηκες-Google)
Conclusão
Se os crentes lessem a Palavra de DEUS, desejando obedecer ao que esta diz e aqueles que têm a chamada e a responsabilidade de ensinar, ensinassem de acordo com o que está escrito na Bíblia, nenhum crente diria aceitar YESHUA, mas sim, receber YESHUA.
Adorar
João 4:23-24 “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
Não entendo, porque razão tantas das pessoas usam e abusam da palavra adorar: Eis alguns exemplos usados pela maioria das pessoas:
-Eu adoro meu pai/minha mãe
-Eu adoro o meu filho/a.
-Eu adoro a minha esposa/o.
-Eu adoro a minha casa.
-Eu adoro o meu carro.
Há quatro grupos de pessoas que a usam a palavra adorar com frequência:
-Os descrentes no único DEUS todo-poderoso, pois fazem-no por ignorância. Caminham para a porta larga a caminho da perdição. Mateus 7:13-14
-Os que se dizem crentes no único DEUS todo-poderoso, porque receberam YESHUA como Senhor das suas vidas, mas nunca responderam à chamada de Senhor para O servir. Caminharam no caminho estreito para a porta estreita, mas mudaram a sua caminhada na direcção da porta larga, a caminho da perdição. Lucas 13:24.
-Os que parecem ser crentes verdadeiros no único DEUS todo-poderoso, não podendo invocar a ignorância, depois de se terem decidido por YESHUA como Senhor das suas vidas.
-Os crentes que apostataram. 1ª Timóteo 4:1.
Mateus 7:13-14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”
Lucas 13:24 “Esforçai-vos para entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.”
1ª Timóteo 4:1 "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios;"
1ª Crónicas 16:29 “Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade.”
Salmo 95:6 “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.”
Mateus 4:10 “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”
Lucas 4:8 "E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás."
Hebreus 1:6 “E outra vez, quando introduz no mundo o primogénito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”
Revelação de YESHUA o UNGIDO a João 4:10 “Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:”
Revelação de YESHUA o UNGIDO a João 19:10 "E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia."
Revelação de YESHUA o UNGIDO a João 22:9 “E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”
Conclusão
De acordo com muitas evidências Bíblicas, eu creio que a palavra “Adorar” foi criada somente para nos dirigirmos ao nosso DEUS. Usada em qualquer outra circunstância deixa de ter o valor para que foi criada.
Crítica
A palavra “crítica” não aparece uma única vez na palavra de DEUS, mas é usada indiscriminadamente pela maioria dos crentes, com a intenção de acabar com as chamadas de atenção de outros crentes, para as interpretações desnecessárias ou para doutrinas não Bíblicas.
Usam uma palavra que não consta da Bíblia proclamando-a como autodefesa, vezes sem conta, querendo manter à distância, aqueles que não concordam com eles à luz da Palavra de DEUS.
Portanto, usam uma palavra que não é Bíblica para defenderem uma posição que não é Bíblica. Seguidamente vamos apresentar os versículos que são usados para defender essa posição de autodefesa.
Assim disse YESHUA
Mateus 7:1- 5 “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos tornarão a medir. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, e eis uma trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.
A Bíblia chama “hipócritas” aos da “anticrítica” porque se recusam a retirar do seu olho a sua própria trave, que os impede de ver, tornando-os incapazes de guiar os seus irmãos de acordo com a verdade Bíblica.
Lucas 6:37 “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.” Marcos 4:24 “E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis.”
Mateus 18:15-16 “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.”
João 7:24 "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça."
Assim disse Paulo
Romanos 14:4 “Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.”
Romanos 14.13 “Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.”
Onde está a palavra crítica ou as palavras relacionadas com esta, nas vossas Bíblias?
Tanto YESHUA como Paulo disseram para não julgarmos e somente YESHUA disse para não condenarmos. YESHUA usou as palavras julgar e condenar, ao passo que Paulo usou somente a palavra julgar.
Além disso tanto julgar como condenar não são sinónimos de criticar. YESHUA usou a palavra grega καταδικάζω para condenar. Tanto YESHUA como Paulo usaram a mesma palavra grega para julgar - να κρίνω A palavra grega para criticar - κριτικάρω, não tem nada a haver com as palavras gregas para julgar e condenar.
Em conclusão: Como se trata de julgar ou condenar e não criticar e como nós não temos a capacidade nem poder de julgar e condenar, quem tem então esse poder?
Somente YESHUA
João 5:22 “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; João 5:27 “E deu-lhe o poder de também exercer o juízo, porque é o Filho do homem.
Actos 10:42 “E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.”
Conclusão final:
YESHUA aconselha-nos em Mateus 7:1-5 a tirarmos primeiro a trave do nosso olho e só assim podemos ajudar a tirar o argueiro do olho do nosso irmão.
Estas são as condições para podermos ajudar amorosamente os nossos irmãos, mas muitos deles recusam-se orgulhosamente a receber essa ajuda escondendo-se por detrás do escudo de autodefesa chamado “crítica”.
Quando essa ajuda é amorosa e sincera não existe nenhuma atitude de julgamento ou de condenação. A Palavra de DEUS é muito clara. Somente YESHUA pode julgar e condenar.
Cronologia das heresias católicas
Que provam que a igreja católica
é a maior seita de todas as seitas
Não entendo porque razão a igreja católica não é considerada uma seita.
-Oração pelos mortos Ano - 300 -O sinal-da-cruz Ano - 300 -Velas de cera - Ano 320
-Veneração dos anjos e dos santos mortos. O uso de imagens - Ano 375
-Missa como celebração diária Ano 394
-Exaltação de Maria: surge o termo “Mãe de Deus”, cuja primeira aplicação ocorreu no Concílio de Éfeso - Ano 431
-Sacerdotes começam a vestir-se de forma distinta da dos leigos - Ano 500
-Extrema-unção - Ano 526
-Doutrina do purgatório, estabelecida por Gregório I - Ano 593
-O latim usado nas orações e cultos, imposto por Gregório I - Ano 600
-Orações dirigidas a Maria, aos santos mortos e aos anjos Ano 600
-Título de papa ou bispo universal dado a Bonifácio III pelo imperador Focas - Ano 607
-Beijar o pé do papa. Começa com o papa Costantino - Ano 709
-O culto à cruz, às imagens e às relíquias é autorizado - Ano 786
-Água benta misturada com um pouco de sal e abençoada por um sacerdote - Ano 850
-O Colégio de Cardeais é estabelecido - Ano 927
-Canonização de santos mortos, pela primeira vez, pelo Papa XV - Ano 995
-Jejum nas sextas-feiras e durante a Quaresma - Ano 998
-Celibato do sacerdócio decretado por Gregório VII - Ano 1.074
-O Rosário, oração mecânica com contas, inventada por Pedro, o Ermitão - Ano 1.090
-A Inquisição, instituída pelo Concílio de Verona Ano - 1.184
-Venda de indulgências - Ano 1.190
-Transubstanciação, proclamada pelo papa Inocêncio III - Ano 1.215
-Confissão auricular de pecados ao sacerdote e não a Deus, instituída por Inocêncio no Concílio de Latrão - Ano 1.215
-Missa ensinada por Pascácio Rodbert: aprovada no Concílio de Latrão - Ano 1215
-Adoração da hóstia: decretada pelo papa Honório III - Ano 1220
-Proibição da Bíblia aos leigos. A Bíblia é inserida no índice de livros proibidos, pelo Concílio de Tolouse - Ano 1229
-Escapulário: inventado por Simão Stock, monge inglês - Ano 1.251
-Purgatório: proclamado como um dogma pelo Concílio de Florença - Ano 1.439
-A doutrina dos sete sacramentos é confirmada - Ano 1.439
-Avé-Maria (parte da última metade foi acrescentada 50 anos depois e aprovada pelo papa Sixto V, no final do século 16) - Ano 1.508
-Jesuítas: ordem fundada por Loyola - Ano 1.534
-Tradição: declarada de igual autoridade que a Bíblia pelo Concílio de Trento - Ano 1.545
-Livros apócrifos: acrescentados à Bíblia pelo Concílio de Trento - Ano 1.546
-Credo do papa Pio IV é imposto - Ano 1.560
-Imaculada Conceição da Virgem Maria: proclamada pelo papa Pio IX - Ano 1.854
-Infalibilidade do papa em matéria de fé e moral: proclamada pelo Concílio do Vaticano - Ano 1.870
-Assunção da Virgem Maria (ascensão corporal ao céu, um pouco depois de sua morte): proclamada por Pio XII Ano 1.950
-Maria: proclamada mãe da Igreja pelo papa Paulo VI - Ano 1.965
Além desses, outros elementos poderiam ser lembrados, tais como: padres, freiras, conventos, os quarenta dias de Litania,a Semana Santa, o Domingo de Ramos, a Quarta-Feira de Cinzas, o Dia de Todos os Santos (quando não se pode comer carne vermelha, somente peixe), incenso, ramos sagrados, amuletos, novenas, etc.
Não consigo entender
a obsessão da maioria dos crentes
em ensinar, pregar e cantar
exaltando a cruz.
De acordo com o que eu leio no que está escrito nas Escrituras e especialmente na V.A. Velha Aliança (V.A. de acordo com Hebreus 8:13), sempre que se sacrificava um animal erguia-se em primeiro lugar um altar.
Ora, era necessário um altar para o sacrifício perfeito de YESHUA.
DEUS resolveu que a cruz (ou o madeiro?*) seria o altar onde se consumiria o sacrifício do Seu FILHO Unigénito.
Portanto a cruz foi importante enquanto YESHUA esteve nela.
Mas logo que ELE foi dela retirado, deixou de ter algum significado. Tornou-se somente um pedaço de madeira que desapareceu completamente.
Mas YESHUA foi ressuscitado e está sentado à direita de DEUS Todo-Poderoso intercedendo por nós. Romanos 8:34.
Então, onde está o poder da cruz tão ensinado, pregado e até cantado com tanta frequência?
A cruz não salva, não cura nem liberta. E não foi pelo poder da cruz que YESHUA foi ressuscitado dos mortos. Romanos 8:11.
De acordo com a revelação de DEUS dada através de visão, cada vez que fixamos os nossos olhos na cruz ou noutra coisa qualquer, deixamos de fixar os olhos em YESHUA.
A cruz é usada pelo inimigo para nos distrair para desviar os nossos olhos de YESHUA.
Não será isto idolatria?
Sim, de acordo com 1ª de Coríntios 1:17 "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."
Mas mesmo que eu venha a ser considerado um "inimigo da cruz", como diz Paulo em Filipenses 3.18 "Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo," a cruz não tem qualquer significado, mas sim a palavra que conta o sacrifício de YESHUA.
Portanto, é a mensagem do sacrifício de YESHUA que tem poder.
*Na V.A. menciona-se a palavra madeiro por quatro vezes e cinco vezes no N.A em vez da palavra de cruz.
Os inimigos da cruz
Filipenses 3:18 "Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,"
Onde está a cruz?
Desapareceu completamente. Deixou de existir.
Porque razão continuam em insistir em manter a cruz “viva” como um símbolo de idolatria e como se esta tivesse algum poder?
Três dias após a crucificação e do desaparecimento natural da cruz, YESHUA ressuscitou dos mortos e não foi pelo chamado “poder” da cruz, mas sim pelo pelo poder do ESPÍRITO SANTO, que foi levantado dos mortos.
Acho que Paulo foi longe demais ao considerar, aqueles que não veneram a cruz e negam que esta tenha algum poder, “como inimigos da cruz”.
Foi um choro sem motivo, porque os chamados “inimigos da cruz”, amavam e amam, acima de tudo, a verdade.
Quando Paulo escreveu as suas cartas entre os anos 48 e 67 D.C., ainda não tinha ao seu dispor cópias da N.A. Nova Aliança, pois esta foi escrita entre os anos 45 e 95 D.C.. Nem tão pouco cópias dos 4 Evangelhos estavam ao seu dispor na altura, pois foram escritos também entre os anos 45 e 90 D.C. .
Paulo como fariseu era pleno conhecedor da V.A. – Velha Aliança (de acordo com Hebresu 8:13), mas pouco ou nada conhecia da N.A. – Nova Aliança e muito menos os 4 Evangelhos.
Ao acusar-nos de “inimigos da cruz” ele não estava em condições de ter em conta o que YESHUA dissera em Mateus, porque provavelmente desconhecia.
No entanto, Pedro o Apóstolo, que caminhou com YESHUA, podia lhe ter contado muita coisa acerca dELE. Além disso Marcos, que foi companheiro de Paulo e escreveu o seu Evangelho orientado pelo Apóstolo Pedro, poderia ter-lhe também contado acerca de YESHUA.
Mateus 12:31-32 “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfémia se perdoará aos homens; mas a blasfémia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.”,
emMarcos 3:28-30 “Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfémias, com que blasfemarem; Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas é culpado do eterno juízo (Porque diziam: Tem espírito imundo).”
E emLucas 12:8-10 “E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.”
Nestes versículos, YESHUA não menciona uma única vez a cruz e afirma que o único pecado que não tem perdão é a blasfémia contra o ESPÍRITO SANTO.
Com que autoridade Paulo me acusa a mim e a muitos crentes, de “inimigos da cruz” quando o próprio YESHUA não o faz?
Já estou cansado deste versículo, onde Paulo me condena, apontando-me o dedo através dos imensos pregadores ou falsos mestres que acreditam no poder da cruz.
Será que Filipenses 3:18 foi mal traduzido ou foi um dos muitos "pontos difíceis de entender" de acordo com o que Pedro escreveu?
2ª Pedro 3:15-16 "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição."
Seguidamente apresento três traduções diferentes, para que o leitor possa comparar as mesmas e possa desenvolver a sua capacidade de concluir Biblicamente e com a orientação do ESPÍRITO SANTO, qual das traduções é a verdadeira. Só o ESPÍRITO da verdade nos pode ajudar a dar-nos o discernimento necessário para concluir correctamente.
Filipenses 3:18-19
Tradução de Ferreira de Almeida Edição Corrigida e Revisada, Fiel
“Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas."
Traduzido para o português da Bíblia King James em inglês
"Porque muitos caminham como inimigos da cruz de cristo dos quais muitas vezes vos falei e agora chorando o digo, que o fim dos deles é a destruição, cujo deus é a barriga, cuja glória é a sua vergonha, aqueles que se preocupam com as coisas terrenas."
Directamente traduzido do Texto Recebido do grego para o português
"Porque muitos caminham, dos quais muitas vezes vos falei e agora também chorando digo, como inimigos da cruz de cristo, o fim deles é a destruição, o estômago é o deus deles e a glória a sua vergonha, esses que pensam de nós coisas terrenas."
Para mim é muito claro que a cruz foi o altar escolhido por DEUS para sacrificar o Seu Filho e não passa disso. Quando YESHUA foi retirado da cruz, esta deixou de ter algum valor, pois o sacrifício já estava consumado.
A Ceia do Senhor
Não entendo porque razão, quando se celebra a Ceia do Senhor, se menciona com tanta frequência o texto de 1ª Coríntios 11:23-30, quando creio que todos sabemos, que Paulo não esteve presente quando esta se celebrou. Sabemos também que o que Paulo escreveu nesses versículos foi de acordo com o que recebeu do Senhor: “Porque eu recebi do Senhor…”, 1ª Coríntios 11:23.
Segundo o que a Palavra de DEUS informa nem Marcos nem Lucas estiveram presentes na ceia do Senhor. Somente os doze apóstolos e YESHUA, Mateus 26:20, Marcos 14:16-20 e Lucas 22:13-14.
Somente os apóstolos Mateus e João estiveram presentes e Mateus relata o que viu o Senhor YESHUA fazer ao celebrar a Ceia do Senhor.
Portanto creio que Mateus 26:26-29 são os versículos mais aconselhados para se mencionarem durante a celebração da Ceia do Senhor.
É a tradição ou o que foi estabelecido que se impõem, em vez do que, deverá ser sabiamente aconselhado, baseado nas Palavras do Senhor YESHUA.
Ceia do Senhor
Comparação de várias descrições
No Evangelho de Mateus
Dos doze Apóstolos que estiveram presentes na Ceia do Senhor, só três foram escritores Bíblicos, Mateus, Pedro e João. Mas somente Mateus descreveu como o Senhor YESHUA (o MESSIAS) o UNGIDO, celebrou a Ceia do Senhor.
A Bíblia não informa se outros discípulos estiveram presentes na Ceia do Senhor além dos doze Apóstolos.
Seguidamente apresenta-se o que o Apóstolo Mateus escreveu acerca da Ceia do Senhor.
O próprio Senhor YESHUA disse:
Mateus 26:20 “E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.”
Mateus 26:26-29 “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei* dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento (Nova Aliança), que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.”
No Evangelho de Marcos
Marcos era um discípulo de YESHUA mas não era Apóstolo.
Tudo indica que não esteve presente na Ceia do Senhor. Portanto ele escreve o que ouviu de outros a falar.
Marcos 14:17 “E, chegada a tarde, foi com os doze.”
Marcos 14:22-25 “E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele*. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento (Nova Aliança), que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.”
No Evangelho de Lucas
Lucas não era Apóstolo e era único autor da Bíblia que não era Judeu e certamente que não esteve presente durante a Ceia do Senhor. Portanto ele escreveu de acordo com lhe contaram.
Lucas 22:14-20 “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o**, e reparti-o entre vós; Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento (Nova Aliança) no meu sangue, que é derramado por vós.”
No Evangelho de João
No Evangelho de João faz-se referência à Ceia do Senhor, mas João não escreveu como o Senhor YESHUA a celebrou.
Em 1ª de Coríntios
Paulo não esteve presente durante a Ceia do Senhor. Portanto, o que escreve acerca desta, foi de acordo com o que recebeu do Senhor: “Porque eu recebi do Senhor…”.
1ª Coríntios 11:23-30 “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento (Nova Aliança) no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este*** cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice*** do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice****. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.”
Correcção da tradução errada para português
*Deste em vez dele.
**Bebei-o em vez de tomai-o.
***Beberdes deste cálice em vez de beberdes este cálice. Beber deste cálice em vez de beber este cálice.
****Beba deste cálice-está em português correcto.
A Ceia do Senhor
1ª Coríntios 11:23-30 “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento (Nova Aliança) no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.”
No passado domingo quando assistia a um culto evangélico na internet e na altura da Ceia do Senhor, para meu espanto, ouvi o pregador ler em 1ª de Coríntios no capítulo 11 versículos 26 e 27 da Bíblia o seguinte: versículo 26 “beberdes este cálice”, versículo 27 “beber o cálice” quando no versículo 28 está escrito correctamente “beba deste cálice”. A tradução correcta só poderia ser “beberdes deste cálice ou beber do cálice”. Ninguém “pode beber o cálice ou beber este cálice”!
A minha reacção imediata foi: Qual a tradução, das muitas que hoje existem actualmente, que ele está a usar? Eu não faço a mínima ideia!
Voltei a ouvir a pregação que me confirmou que eu tinha ouvido correctamente.
E então resolvi consultar a tradução que eu uso, ou seja, João Ferreira de Almeida, edição corrigida e revisada, fiel ao texto original*. E para minha surpresa, apesar de já ter lido este texto muitas vezes na minha Bíblia, diz exactamente o mesmo. Como é possível que todas as Bíblias em português, à excepção da Bíblia católica de Jerusalém, têm este erro enorme.
Então comecei a perguntar-me qual a razão de um erro tão grande?
-Será um erro no manuscrito grego?
-Será que Paulo se enganou ao escrever aquilo, que ele diz, ter recebido do Senhor (versículo 23)?
-Será um erro na tradução do grego para o português?
-Será que os brasileiros escrevem em português deste modo? “Já nada me admira ou surpreende”.
Então resolvi consultar as traduções paralelas na minha Bíblia, em Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25 e Lucas 22:14-20.
Mateus 26:26-29 “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: “Bebei dele todos” (assim seria correcto: “bebei deste todos”); ; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento (Nova Aliança), que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.”
Marcos 14:22-25 “E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; “e todos beberam dele” (assim seria correcto: “e todos beberam deste”). E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, (Nova Aliança) que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.”
Lucas 22:14-20 “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento (Nova Aliança) no meu sangue, que é derramado por vós.”
Como podem observar em Mateus 26:26-29 e Marcos 14:22-25, encontramos mais erros, que confirmam como as traduções foram mal feitas ou descuidadas, dando uma ideia do um mau português dalguns tradutores.
*Esta informação não está correcta, pois os originais já não existem. Como desapareceram ninguém sabe.
Como nós crentes amamos
os títulos e os privilégios
e gostamos de ser tratados
com honra e distinção
e idolatramos os titulares
desses títulos
Exactamente como no mundo secular
Bíblicos
Apóstolo 18X - apóstolos 59X = 77X
Bispo 3X - bispos 2X = 5X
Diácono 4X - diaconiza 0X = 4X
Doutor 6X - doutores 13X = 19X
Discípulos 27X - discípulos 234X = 261X
Evangelista 2X - evangelistas 1X = 3X
Pastor 43X pastores 50X = 93X
Mestre 69X - Mestres 9X = 78X
Patriarca 2X - Patriarcas 2X = 4X
Presbítero 4X - Presbíteros 4X = 8X
Profeta 224X profetas 227X = 451X
Sacerdote 453X - sacerdotes 373X = 826X
Não constam da Bíblia
Missionário/a/os/as 0X
Padre/s 0X
Reverendo/s 0X
Clérigo/s 0X + 0X
Só quero transcrever o que YESHUA diz na Palavra de DEUS a respeito dos líderes naquela altura.
Não será esta uma descrição do que se passa nos dias de hoje entre líderes da actualidade?
Além do próprio YESHUA também os Apóstolos Paulo, Pedro e João falaram acerca dos líderes naqueles tempos.
Mateus 5:20 "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."
Mateus 7:29 "Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas."
Mateus 23:2-17 “Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; … E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi (Mestre). Vós, porém, não sejais chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Messias (Cristo), e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Messias. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito (novo convertido ao Judaismo); e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Ai de vós, condutores cegos! … Insensatos e cegos! …
Mateus 23:23-28 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! Que coais um mosquito e engolis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
Mateus 24:11 “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.”
Mateus 24:24 “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
Marcos 12:38 "E dizia-lhes em sua doutrina: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças,"
Lucas 11:43 "Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças." Lucas 11:46 "E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas."
Lucas 11:52 "Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam."
Lucas 18:10-14 "Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."
Lucas 20:46 "Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas; e amam as saudações nas praças, e as principais cadeiras nas sinagogas, e os primeiros lugares nos banquetes;" 1ª Timóteo 4:1 “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios;”
2ª Timóteo 4:3-4 “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.”
2ª Pedro 2:1 "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição."
1ª João 4:1 “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”